terça-feira, 24 de junho de 2008
Deputado do Bloco esteve em Salvaterra
A convite do Bloco de Esquerda de Salvaterra de Magos, João Semedo, deputado do BE na Assembleia da República visitou o Centro de Saúde de Foros de Salvaterra e o Serviço de Apoio Permanente de Benavente, acompanhado de autarcas eleitos pelo Bloco.
Em Foros de Salvaterra, João Semedo foi recebido pelo director do Centro de Saúde, que expressou a sua preocupação pela falta de médicos no concelho e pelas deficientes condições infraestruturais da extensão de Foros.
Alves Dias realçou a necessidade de reforçar o corpo médico do concelho em mais cinco elementos, uma medida urgente num concelho com cerca de 22 mil utentes inscritos, e com apenas 10 médicos ao serviço.
Em instalações precárias, João Semedo pôde constatar que médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar trabalham num edifício sem dignidade, com cobertura em amianto, tecto revestido a corticite, e com apenas uma casa de banho.
Em Foros de Salvaterra, as instalações que albergam o Centro de Saúde pertenciam a uma antiga Associação Recreativa e encontram-se como provisórias há mais de 30 anos.
Nas freguesias de Muge e Granho existem cerca de duas mil pessoas sem médico de família, somando ainda vários utentes na lista de espera nas diversas freguesias, Salvaterra de Magos (2250), Foros de Salvaterra (235), Marinhais (521).
Após o retrato sobre o estado da saúde no concelho de Salvaterra de Magos, seguiu-se uma visita ao Serviço de Apoio Permanente em Benavente e Centro de Saúde.
Apesar das excelentes condições do edifício, verifica-se mais uma vez a falta de médicos e uma longa lista de utentes sem médico de família. João Semedo e o Bloco de Esquerda, defendem que é necessário incentivar a vinda de médicos para as zonas mais interiores da área metropolitana de Lisboa, e abrir novos concursos para o reforço das equipas.
O deputado deixou ainda a intenção de que o Bloco tudo irá fazer para a inclusão em PIDDAC de verbas que possibilitem a construção do centro de saúde de Foros de Salvaterra, uma vez que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos já disponibilizou terreno para a construção da nova unidade de saúde.
Ao serão, o salão da Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos acolheu uma sessão onde os oradores João Semedo e Pedro Choy abordaram a defesa de um Serviço Nacional de Saúde mais eficaz e mais próximo do utente.
Os autarcas eleitos pelo Bloco de Esquerda, Ana Cristina Ribeiro (Presidente da CM Salvaterra de Magos, João Nunes (Junta Freguesia de Salvaterra), Vitorino Santos (Junta Freguesia de Marinhais) e Rosa Nunes (Junta Freguesia de Foros de Salvaterra) mostraram a sua preocupação face ao actual cenário da saúde no concelho, onde a falta de médicos e a incerteza sobre a localização da futura unidade básica de saúde são os temas que reúnem maior preocupação.
Ouça aqui o resumo feito por João Semedo à Imprensa
boomp3.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário