quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Nota à Imprensa do BE de Santarém

Os Bloco de Esquerda de Santarém, com a participação do Deputado João Semedo, reuniram esta manhã com o Conselho de Administração do Hospital de Santarém, EPE.

Nesta reunião, o Bloco de Esquerda teve a oportunidade de tomar conhecimento da capacidade e das dificuldades que o Hospital enfrenta para fazer face ás necessidades de uma população que ronda as 200 000 pessoas, dispersas por uma vasta área do Sul do Distrito.

O Hospital é vítima da incapacidade de resposta dos Cuidados de Saúde Primários e que se tem vindo a agravar nos últimos tempos, em que há dezenas de milhares de cidadãos no distrito de Santarém, sem médico de família, e da ausência de uma resposta adequada ao nível dos cuidados continuados, o que aumenta significativamente o afluxo de doentes à urgência do hospital e sobrecarrega o internamento hospitalar, diminuindo assim a qualidade dos cuidados de saúde prestados.
As Populações dos Concelhos como Santarém, Cartaxo, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Rio Maior, Salvaterra de Magos, entre outros, estão a enfrentar dificuldades acrescidas devido à falta de profissionais de saúde.

As principais dificuldades no hospital continuam a ser a falta de médicos em determinadas especialidades hospitalares e consequentemente a inviabilidade das equipas da urgência, a somar à falta de médicos junta-se a total desregulamentação das carreiras assim como das condições dos contratos que a política do Governo tem vindo a promover.

Em 2009 tudo será pior porque as verbas para o Serviço Nacional de Saúde, no Orçamento do Estado vão diminuir na realidade. O crescimento do OE para o SNS é inferior á taxa de inflação prevista.
O Bloco de Esquerda está seriamente preocupado com a falta de meios técnicos e humanos que carecem e se agravam em todo o distrito.
Se a curto prazo não houver politicas diferentes destas que o PS tem vindo a por em prática, a prestação de cuidados de saúde no distrito de Santarém pode entrar em ruptura.
As populações que têm vindo a protestar e a defenderem o direito à saúde pública têm razão.

P’lo Bloco de Esquerda de Santarém
Santarém, 12 de Novembro de 2008

Sem comentários: