segunda-feira, 22 de junho de 2009

Bloco apresentou candidaturas de Anita e Pedro Choy

"Apoiar as pessoas" é o lema da recandidatura de Ana Cristina Ribeiro, independente nas listas do Bloco de Esquerda - à Câmara de Salvaterra de Magos. O intenso calor que se fez sentir no Cais da Vala não impediu a mobilização da população, que deposita esperança na continuação do "trabalho de apoio social e de proximidade" desenvolvido por esta equipa de autarcas.
A festa de apresentação da recandidatura da actual presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos começou com a música animada dos "Tocadores da Rusga". Depois, os discursos: Filipe Ribeiro -mandatário da campanha para a juventude - Francisco Louçã, Pedro Choy - candidato à Assembleia Municipal - e, finalmente, Ana Cristina Ribeiro.
Filipe Ribeiro elogiou o trabalho desenvolvido e o apoio dado à juventude do concelho, realçando a promoção da semana da juventude - a Juvemagos - uma iniciativa que "é para continuar". Para o futuro destacou várias propostas para serem concretizadas, entre as quais o incentivo à recuperação e construção de imóveis, com venda a custos controlados para jovens, combatendo assim a especulação e permitindo aos jovens maior autonomia em relação aos pais. Aumentar 50% as bolsas de estudo para os estudantes do ensino superior foi outra das propostas anunciadas.

Pedro Choy felicitou o trabalho desenvolvido por Ana Cristina Ribeiro e apelou ao voto no Bloco de Esquerda também para a Assembleia Municipal, órgão cuja lista encabeça.
Francisco Louçã elogiou a equipa de autarcas de Salvaterra de Magos, demonstrando orgulho numa intervenção que se tem dirigido para as preocupações e necessidades sociais das pessoas, considerando-a um exemplo para todos os autarcas "na medida em que corporiza um combate popular e de proximidade contra a desigualdade".
"Contra a política de benevolência com os banqueiros e com quem promove o desemprego, fazem falta pessoas como a Anita, capazes de darem tudo o que têm pelas pessoas", concluiu Louçã.

Ana Cristina Ribeiro agradeceu a solidariedade do Bloco de Esquerda "nos momentos bons e menos bons" e avançou para o enunciado da "muita obra feita" durante 10 anos à frente da Câmara de Salvaterra.
"Quando começámos este trabalho, Salvaterra batia no fundo em termos de qualidade de vida da população. Há 10 anos havia muitas estradas por alcatroar, não existia rede de esgotos, nem sequer uma ETAR em funcionamente. Agora tudo está diferente: além das ETARs existentes (Muge, Marinhais e Salvaterra), estão prontas e prestes a entrar em funcionamento as Estações de Tratamento de Águas Residuais de Foros de Salvaterra e Glória do Ribatejo".

Mas não foi apenas em matéria de ambiente que foram feitos progressos. A educação constituiu, ao longo destes 10 anos, uma área de intervenção prioritária. "Requalificámos o parque escolar degradado, pertencemos ao grupo dos 32 municípios do país que já têm uma carta educativa, temos uma universidade sénior com 200 alunos e construímos uma biblioteca com pólos em várias freguesias e que continuam em ampliação" afirmou Ana Cristina Ribeiro. Além disto, na área desportiva, a construção "das piscinas e de três pavilhões desportivos" foi igualmente valorizado pela candidata independente.easMas foi no apoio social às populações que esta equipa mais se destacou: "na acção social escolar, no transporte escolar que já abrange 800 alunos, nas bolsas do estudo para estudantes do ensino superior, na implementação da Loja Social para responder à crise, e na criação do centro de apoio para os imigrantes" sublinhou Ana Cristina Ribeiro.A autarca frisou ainda que não são "nem ambições pessoais, nem pequenos poderes ou jogos de influência" aquilo que move esta lista do Bloco de Esquerda. "O que nos anima é a defesa intransigente do interesse público e das pessoas" reforçou Ana Cristina Ribeiro, não deixando de mencionar o "flagelo do desemprego". "O governo deixa sem apoios os desempregados. Nós fazemos o inverso: quanto mais dificuldades têm as pessoas mais nós as apoiamos".Para o futuro, Ana Cristina Ribeiro apontou diversas medidas, entre as quais a construção de mais três centros escolares, a introdução de vias cicláveis no concelho e a despoluição da barragem de Magos.




Sem comentários: