O Bloco de Esquerda apresentou na passada quarta-feira (22 de Julho), a lista de candidatos às legislativas pelo círculo eleitoral do distrito de Santarém. A sessão de apresentação decorreu na Casa do Brasil e contou com a presença de Francisco Louçã, coordenador nacional do Bloco.
Durante a sessão foi várias vezes referido que o objectivo nacional dos bloquistas é reforçar a sua votação, à semelhança do que já aconteceu nas Europeias quando o Bloco triplicou o número de eleitos em Estrasburgo. No que toca ao distrito de Santarém (onde o BE obteve cerca de 12 por cento dos votos nas europeias) o objectivo passa pela eleição de José Gusmão, economista de 32 anos, o primeiro nome a surgir na lista distrital BE.
Francisco Louçã afirmou ainda que as próximas eleições serão decisivas para o futuro do país, e que o Bloco de Esquerda quer ter uma palavra nesse futuro, realçando a necessidade da eleição de deputados em distritos onde os bloquistas nunca o conseguiram, como é o caso de Santarém, acrescentando que estas são as eleições "mais radicais de sempre porque ocorrem num período em que estão condensadas no tempo todas as maiores dificuldades do país".
Num momento de grande crise económica, “há que combater as forças de bloqueio deste país”, numa alusão de Louçã a PS e PSD que têm alternado na governação.
Entre as prioridades do partido para o distrito, estão as questões do emprego, mas também a saúde e o apoio aos pequenos e médios agricultores.
"O emprego deve ser a nossa principal obsessão, a razão de ser desta candidatura", referiu o candidato José Guilherme Gusmão, acrescentando que o Bloco vai apostar em propostas de reabilitação urbana que "ponham mais casas no mercado e permitam reduzir o preço das novas". Outras prioridades são alertar para as questões da poluição dos rios e para a falta de apoio aos agricultores, disse o candidato, exemplificando com a recusa do partido em aceitar a privatização da Companhia das Lezírias.
Na lista de candidatos pelo distrito figuram ainda os nomes de Bruno Góis, 23 anos, licenciado em relações internacionais, Sara Cura, 31 anos, arqueóloga, Henrique Leal, 55 anos, professor, Pedro Choy, 49 anos, médico e Maria Manuela Dâmaso, 47 anos, professora.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Bloco quer eleger Deputado no distrito de Santarém
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário