Podemos constatar que as mulheres estão sistematicamente em minoria nos órgãos de representação política, desde o parlamento aos sindicatos, das associações de estudantes aos conselhos científicos nas faculdades.
Convivemos ainda com a discriminação salarial com base no género, ainda existem mulheres que trabalham exercendo funções iguais às dos homens mas recebendo menos, a actualidade desta situação é alarmante (pois lembramo-nos que as mulheres que morreram queimadas na fábrica onde trabalhavam, em Nova Iorque, no dia 8 de Março de 1857, reclamavam, horários de trabalho e salários iguais).
Vivemos ainda num país onde a submissão das mulheres aos homens é considerada e serve para legitimar a violência familiar. No campo cultural a dominação e a opressão ainda prevalecem de tal forma que constituem o modo de relacionamento pessoal e afectivo.
A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, reunida a 03 de Março de 2010, delibera, saudar o dia 8 de Março como o dia Internacional da Mulher e solidariza-se com a luta reivindicativa das mulheres pela igualdade de direitos e oportunidades.
Grupo do Bloco de Esquerda
Salvaterra de Magos, 03 de Março de 2010
(Moção Aprovada por Unanimidade em Reunião do Executivo Camarário)
Sem comentários:
Enviar um comentário