quarta-feira, 3 de março de 2010

Moção do Dia Internacional da Mulher

Por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Mulher, não podemos deixar de destacar que, decorridos quase dois séculos da histórica jornada de luta das operárias de Nova Iorque, estamos, ainda longe, de ver consagrada a igualdade de direitos, sendo que as mulheres continuam a ser as principais vítimas do neo-liberalismo e do conservadorismo, nomeadamente ao nível laboral e social.

Podemos constatar que as mulheres estão sistematicamente em minoria nos órgãos de representação política, desde o parlamento aos sindicatos, das associações de estudantes aos conselhos científicos nas faculdades.

Convivemos ainda com a discriminação salarial com base no género, ainda existem mulheres que trabalham exercendo funções iguais às dos homens mas recebendo menos, a actualidade desta situação é alarmante (pois lembramo-nos que as mulheres que morreram queimadas na fábrica onde trabalhavam, em Nova Iorque, no dia 8 de Março de 1857, reclamavam, horários de trabalho e salários iguais).

Vivemos ainda num país onde a submissão das mulheres aos homens é considerada e serve para legitimar a violência familiar. No campo cultural a dominação e a opressão ainda prevalecem de tal forma que constituem o modo de relacionamento pessoal e afectivo.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, reunida a 03 de Março de 2010, delibera, saudar o dia 8 de Março como o dia Internacional da Mulher e solidariza-se com a luta reivindicativa das mulheres pela igualdade de direitos e oportunidades.


Grupo do Bloco de Esquerda

Salvaterra de Magos, 03 de Março de 2010

(Moção Aprovada por Unanimidade em Reunião do Executivo Camarário)

Sem comentários: