Eliminação de horários vai deixar milhares de professores sem colocação, o alerta vem da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), destacando que "a situação nas escolas é gravíssima e muito preocupante" devido à eliminação de horários, medida que vai deixar milhares de professores, contratados e efetivos, sem colocação ou desempregados.
De acordo com um comunicado da FENPROF, a eliminação de horários está a deixar milhares de professores sem componente letiva atribuída (horário-zero). A situação nas escolas é gravíssima e muito preocupante, alertando para o desemprego de milhares de professores contratados.
Os professores efetivos que ficam sem horário atribuído vão ter de concorrer a outras escolas ao abrigo do 'Destacamento por Ausência de Componente Letiva'. Os contratados também têm de concorrer, mas, segundo a FENPROF, correm o risco de ficar desempregados.
A estrutura sindical considera que "a confirmação deste problema" reforça as razões que a levaram a decidir várias ações que tem em curso.
O Bloco de Esquerda está atento à evolução da desregulamentação contratual e despedimento de professores no nosso concelho, manifestando toda a solidariedade com a comunidade educativa, em particular os professores, na defesa do ensino público e de qualidade.
Termino, informando das preocupações existentes no ensino profissional, na dificuldade de aprovação de cursos a tempo e horas e com critérios reconhecidos e identificados, por parte do Ministério da Educação. A Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) não está alheia a este desnorte dos responsáveis educativos. A direção da EPSM está a desencadear um conjunto de iniciativas no sentido de ultrapassar estas medidas incompreensíveis deste governo, informando oportunamente dos resultados destas diligências e a respetiva leitura politica. Adiantando que o encerramento do Centro de Novas Oportunidades, no mês de Agosto, afecta cinco trabalhadores e as respectivas dificuldades de resposta aos seus docentes.
Luís Gomes
Salvaterra de Magos, 20 de Julho de 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário