segunda-feira, 23 de dezembro de 2013












Intervenções na reunião de câmara de 18-12-2013

   Recolha de sangue

   O Instituto Português de Sangue e Transplantações alerta que houve uma redução significativa de dádivas de sangue por ano, e é necessário elevá-las em 12%, num mínimo de 40 dádivas por dia.
   É necessário criar incentivos e praticar um conjunto de boas acções para suprir as necessidades das comunidades. O Agrupamento de Escuteiros de Marinhais vai organizar em parceria com o Instituto uma recolha de sangue, das duas que organiza anualmente, no dia 28 de Dezembro, das 9.00h às 13.00h no salão paroquial de Marinhais.
   Acrescentando que é tão fácil e não custa dar sangue, apela-se à generosidade de todos os que possam participar, de modo a tornar a vida de outros, mais fácil.

   Este Agrupamento participou também na construção duma árvore de Natal com materiais reciclados, que se encontra com outras em exposição no jardim do Largo da República em Marinhais.

   À semelhança do que vem acontecendo já há alguns anos, leva também a efeito a animação dum presépio vivo na noite da consoada, que se repete na Eucaristia do dia de Natal.


    Escola E B 2  3 de Marinhais

   Leva a efeito um concerto musical no próximo dia 21-12-13 pelas 21.00h, com alguns alunos da Escola de Música de Marinhais, onde os espectadores são convidados a levar um género alimentar que será entregue a associações de apoio a carenciados.
   Os escuteiros de Marinhais em actividade neste fim-de-semana, irão participar depois de visitarem os lares da vila, onde à semelhança de anos anteriores, levam animação aos mais idosos.


   Junta de Freguesia de Muge

   Parabéns à Junta de Freguesia de Muge pela passagem de mais um aniversário que passou no dia 6-12-13.
   É sempre saudável relembrar o dia 6-12-1304, em que o rei D. Dinis concedeu a Muge a Carta de Foral.
   Os parabéns a todos os mugenses pela sua longa e nobre história.
  

   Dia Internacional dos Migrantes

   Assinala-se hoje 18 de Dezembro, o Dia Internacional dos Migrantes. Portugal foi no passado um país de emigrantes, voltando agora a sê-lo porque os nossos governantes até nos convidam a emigrar. Desde 2008, meio milhão de portugueses saíram para o estrangeiro com o início da crise financeira, em busca de uma vida melhor, tendo emigrado 120.000 só em 2012 e do início do ano até Novembro mais de 100.000 portugueses terão emigrado.
   No entanto também têm imigrado um número considerável de estrangeiros que querem ser portugueses numa média de 3782 por mês, segundo dados do Instituto dos Registos e do Notariado.
   Vivendo-se actualmente a maior mobilidade humana, não podemos esquecer os que entrando e saindo do país, ajudam a criar riqueza e a quem devem ser dadas todas as condições duma vivência em dignidade.
   O nosso concelho é também uma terra de migrantes que devem ser apoiados e a quem nesta quadra endereçamos os nossos votos de solidariedade.
   E é precisamente depois de amanhã, dia 20 de Dezembro que se comemora o Dia Internacional da Solidariedade Humana, instituído pelas Nações Unidas desde 2005, em que se procura lutar pela erradicação da pobreza. Visando objectivos de desenvolvimento para que vivamos mais seguros e melhor, pretende-se destacar a importância do colectivo para superar problemas.
   Neste contexto realçam-se as acções de voluntariado em que estão envolvidos 1,5 milhões de portugueses, representando o seu trabalho activo 675 milhões de euros.

  
      Associações

   Endereçamos as nossas saudações:
   À Associação da Marcha Última Corrida em Salvaterra de Magos, pelo 1º espectáculo de karaoke que decorreu no dia 14-12-2013.
   À Associação Festas de Muge pelo convívio de pesca realizado no dia 15-12-2013.
À Comissão de Festas em Honra de N. Sra da Glória pela festa de Natal que organiza no próximo dia 21-12-2013.
   À Comissão de Festas em Honra de S. Miguel Arcanjo de Marinhais pela festa de passagem de ano que vai organizar.
Ao CBES de Foros de Salvaterra pela actividade de Natal que leva a efeito no dia 21 de Dezembro, onde o pai natal percorre as ruas da localidade.
 À Academia de Música de Salvaterra de Magos pela 2ª Gala de Natal e Ano Novo que realiza também no dia 21.   
   As associações e colectividades do concelho continuam vivas movendo toda a massa associativa principalmente neste mês.

  
   Boas festas

   Época de confraternizações e proximidade, o Natal é por excelência o momento da reconciliação e alegria.
   Por muitas frases que se façam é importante que cada vez mais pensemos na paz social, na tranquilidade das mentes, na riqueza que é ter saúde e no bem-estar que sentimos quando ajudamos os outros.
   Que neste Natal sejamos mais afectivos, que saibamos dar mais de nós, fazendo dos dias que se seguem outros natais.
   Votos de boas festas a todos os munícipes, e a todas as associações e colectividades.

Sem comentários: