sexta-feira, 18 de março de 2016















                                 Reunião Câmara 16-3-2016


Dia Internacional da Mulher
O 8 de Março pretende recordar a luta das mulheres contra todo o tipo de preconceito, seja racial ou sexual, cultural, económico ou político, assim como as suas conquistas ao longo dos anos.
Neste dia evoca-se a importância da mulher e a sua contribuição essencial para a família e a vida profissional.
Travaram uma luta para conseguirem a emancipação e o respeito pelo seu trabalho, embora a luta ainda não tenha chegado ao fim, pois continuam a ser discriminadas no trabalho com vencimentos mais baixos (a diferença no salário médio ronda os 20%), obrigadas a casar antes da maioridade, vítimas de abusos sexuais, de mutilações, e como ainda vem acontecendo obrigadas a esconder a gravidez de entidades patronais.
E continuando na lida da casa depois de um dia de trabalho normal, o seu papel na sociedade, nalguns casos, ainda não é valorizado.
O ano passado morreram 42 mulheres em contexto de violência doméstica.
Muitas associações do nosso concelho assinalaram este dia, e até grupos de pessoas particulares, vindo provar a importância de comemorar este dia.


Alerta para a pobreza
Em Portugal, os trabalhadores são mal pagos e os contratos temporários têm vindo a aumentar especialmente nas grandes empresas, segundo um relatório da Cáritas, alertando para a pobreza com que se debatem as famílias portuguesas.
Este relatório alerta que a pobreza no trabalho se tornou um problema transversal às pessoas das mais variadas habilitações e idades, afectando principalmente quem vive nas zonas rurais.
Aponta ainda, que de todos os problemas que assombram Portugal, o mais preocupante prende-se com as novas formas de pobreza que afectam famílias de classe média e as de classe mais baixa.
Estas novas formas de pobreza são resultado do desemprego e cortes salariais, aumento de impostos, trabalho com baixas remunerações e trabalhadores sem cobertura de redes normais de segurança social.
Este problema aumenta nas zonas rurais, onde subsiste escassez de empresas e emprego, e onde se começam a desenvolver problemas mais graves entre os jovens desempregados, como alcoolismo e abuso de drogas, sendo mais frequente entre as pessoas que começaram a trabalhar mais cedo, impulsionadas pelo abandono escolar, mas também afecta indirectamente as crianças devido ao baixo rendimento da família.
A Cáritas alerta que a maioria dos trabalhadores não tem contrato de trabalho regular, a maioria é contratada através de medidas de emprego atípicas, como estágios, não tendo direito a benefícios sociais e subsídio de desemprego.
Adverte ainda que «as reformas no mercado de trabalho degradaram as condições de trabalho, aumentaram a precaridade nos empregos e agravaram os efeitos de pobreza no seio do trabalho».
Acrescentaram também que a actual disponibilidade e acessibilidade territorial, fomentada por cortes orçamentais, tornaram alguns serviços inacessíveis e limitaram o acesso a serviços de qualidade às pessoas mais pobres, afectando em particular as zonas rurais do interior.
Apoio aos rendimentos, um mercado de trabalho inclusivo e acesso a serviços de qualidade são algumas das sugestões que a Cáritas deixa aos dirigentes políticos. 

Campeonato Europeu de Triatlo
Os atletas Valdo Neves e Márcio Neves, participaram no passado fim-de-semana no Triatlo de Vila Real de Sto António, uma das provas de apuramento para o Campeonato Europeu de Triatlo a realizar em Maio próximo.
Classificaram-se ambos em 1º lugar, nos respectivos grupos, garantindo assim a passagem da 1ª fase com vista ao apuramento para o campeonato.
O atleta Nuno Veríssimo também conquistou a qualificação.
Aos 3 atletas de Marinhais os nossos parabéns, desejando que alcancem as restantes qualificações.
  

Vereador Manuel Neves

Sem comentários: