quinta-feira, 15 de março de 2012

Petição: EM DEFESA DAS FREGUESIAS DO CONCELHO DE SALVATERRA DE MAGOS

O governo da coligação PSD/CDS-PP quer reduzir drasticamente as freguesias do nosso País, pelo que o concelho de Salvaterra de Magos sofrerá como muitos outros, os efeitos de tais medidas, correndo o sério risco de ver desaparecer 3 das suas 6 freguesias.
Atendendo à proposta de lei do governo, o Bloco de Esquerda promoveu diversos debates para esclarecer a população daquilo que está em causa. Reduzir sem critério as freguesias do nosso concelho demonstra um total desrespeito pela nossa população e pela politica de proximidade que, permite uma Junta de Freguesia ao virar da esquina para resolver os problemas das pessoas.
Nesse sentido, em reunião de Câmara Municipal, o Bloco de Esquerda apresentou uma proposta para a realização de uma petição comum a todas as freguesias do Concelho de Salvaterra de Magos, com o intuito de recolher mais de 4 mil assinaturas, pois é o número necessário para levar a questão do nosso concelho à discussão dos deputados em plena Assembleia da República, obrigando-os a discutir a posição da nossa população, ou seja que, a divisão administrativa do território do Concelho de Salvaterra de Magos se encontra devidamente dividida e, que se devem manter as 6 freguesias existentes (Salvaterra de Magos, Foros de Salvaterra, Marinhais, Glória do Ribatejo, Muge e Granho.)
Estranhamente ou não, os vereadores eleitos pelo Partido Socialista recusaram discutir o tema em reunião de Câmara Municipal, só o bom senso dos 6 Presidentes de Junta de Freguesia do Concelho de Salvaterra de Magos permitiu que aprovassem, no mesmo dia da reunião de Câmara, em reunião própria, onde se reuniram os 6 a recolha de assinaturas junto da população e permitir que, esta seja uma luta comum a todos.
Uma Luta pela Manutenção das 6 freguesias do nosso concelho.

A Petição:

Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da República

Encontra-se em discussão a Proposta de Lei n.º 44/XII, do Governo, que estabelece o regime jurídico da reorganização territorial autárquica.

Esta iniciativa legislativa torna obrigatória a extinção/fusão de freguesias em moldes que, no município de Salvaterra de Magos, levaria à eliminação de 50% das freguesias actualmente existentes, apesar de a actual divisão administrativa, com as freguesias de Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo, Granho, Marinhais, Muge e Salvaterra de Magos, ser considerada equilibrada e adequada à realidade geográfica do concelho.

Acresce que, pelo seu quadro de atribuições, pelas competências dos seus órgãos, e pelo seu financiamento (que representa menos de 0,1% da Despesa Pública), não se vislumbra como a redução numérica das freguesias possa contribuir para uma efectiva poupança de recursos públicos ou para a sua optimização.

As freguesias constituem o nível de administração mais próximo dos cidadãos, funcionando essa proximidade como o seu principal recurso, a par do trabalho empenhado e quase sempre voluntário dos seus eleitos. O verdadeiro serviço de proximidade que prestam às populações seria afectado de forma irremediável e negativa, com graves prejuízos para as populações, se fosse concretizado aquele processo de fusão/extinção de freguesias no município de Salvaterra de Magos.

Por último, o artigo 5.º da Carta Europeia da Autonomia Local impõe a audição das autarquias afectadas e respectivas populações, se possível por via de referendo, quanto às decisões que importem a sua criação, extinção, fusão e modificação territorial, o que não é respeitado pela proposta de Lei n.º 44/XII.

Os cidadãos abaixo assinados requerem à Assembleia da República, nos termos da Lei n.º 43/90, de 10 de Agosto, na redacção que lhe foi dada pela Lei n.º 45/2007, de 24 de Agosto:

I – Que tome iniciativas visando:

a) A não obrigatoriedade de extinção/fusão de freguesias;

b) A consagração da audição obrigatória dos órgãos das freguesias e respectivas populações, através de referendo local, nos processos de criação, extinção, fusão e modificação territorial de freguesias.

Desde já designam, nos termos e para os efeitos do artigo 8.º, n.º 3 da Lei n.º 43/90, de 10 de Agosto, na redacção que lhe foi dada pela Lei n.º 45/2007, de 24 de Agosto, para as comunicações relativas à tramitação da presente Petição, a seguinte morada:

Nome:

Morada:

Salvaterra de Magos, ___ de Março de 2012

Os Subscritores da Petição “EM DEFESA DAS FREGUESIAS DO CONCELHO DE SALVATERRA DE MAGOS”

Nome Completo:

Assinatura:

Morada:

N.º Cartão de Cidadão/BI:


Sem comentários: