quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Carta dirigida à Concelhia do PS de Salvaterra de Magos

Perante o convite dirigido pela concelhia do PS de Salvaterra de Magos respondeu a concelhia do Bloco de Esquerda de Salvaterra por carta, onde expôs os factos e fundamentos pelos quais recusámos tal convite!
A discussão de projectos, de ideias, de pontos de vista, entre as diversas sensibilidades, principalmente em tempo de crise, são obviamente desejáveis como também é a coerência, o respeito e a transparência de procedimentos.
Assim, a Concelhia do Bloco de Esquerda respondeu ao convite da concelhia do Partido Socialista em correspondência trocada entre estruturas partidárias esclarecendo a recusa, ponto por ponto.
Repudiamos que, correspondência trocada entre estruturas seja tornada pública sem prévio conhecimento de uma das partes.
Foi com total surpresa que, tomámos conhecimento do conteúdo do post publicado no blog "fazer por salvaterra" controlado pelo vereador independente eleito em listas do PS, sob o título "desculpem qualquer coisinha".
Face ao conteúdo do post enunciado, para que se tire, as devidas conclusões, publicamos abaixo o conteúdo integral da carta remetida:



BLOCO DE ESQUERDA
Coordenadora Concelhia de
Salvaterra de Magos


Exmo. Senhor
Nuno Mário Antão
Presidente da Comissão Política Concelhia
do Partido Socialista de Salvaterra de Magos


Salvaterra de Magos, 20 de Outubro de 2012

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Salvaterra de Magos agradece o convite que lhe foi endereçado pela Concelhia do PS para participar numa eventual reunião sobre as eleições autárquicas, que teria lugar no próximo dia 26 de Outubro.
            O debate político, o confronto de ideias em prol do melhor caminho para o concelho de Salvaterra de Magos, bem como o diálogo com as restantes forças políticas, respeitando-as, faz parte do código genético do Bloco.
            No entanto, desde as eleições autárquicas de 2009 que temos assistido a um comportamento político que consideramos estranho, no mínimo, por parte do vereador eleito pelo PS, o Senhor Eng.º Hélder Esménio.
Não nos referimos às naturais diferenças políticas entre o Bloco e o PS, nem ao papel de oposição que compete às forças minoritárias que muito respeitamos e valorizamos.
O que entendemos não compatível com um são e democrático relacionamento entre forças políticas, nomeadamente para a construção séria de uma “plataforma de entendimento entre os partidos políticos no nosso concelho”, é que o PS, através do seu representante na Câmara Municipal, insista na tentativa de se imiscuir no funcionamento interno do Bloco, aventando supostas reuniões da nossa Coordenadora, ora supostos candidatos, data das eleições internas e membros (supostos) da futura Coordenadora, deteriorando um possível e desejável espaço de diálogo entre eleitos e estruturas concelhias.
O Bloco de Salvaterra de Magos respeita as oposições, mesmo divergindo das suas opções políticas. É exclusivamente na área das propostas políticas que quer promover o debate. Não se intromete nem levanta atoardas sobre a vida interna do PS ou de qualquer outro partido, respeita as respectivas organizações e não produz qualquer juízo de valor sobre as suas estruturas directivas.
Por outro lado, o comportamento recente do PS de Salvaterra de Magos em matérias relevantes como as eleições para a Presidência da República, em que se recusou a colaborar com a organização concelhia do Bloco na campanha de Manuel Alegre, bem como em relação à Reforma Administrativa Territorial Autárquica, que começou por convergir na defesa das freguesias e acabou a promover uma pronúncia para a extinção de uma freguesia, suscita as maiores dúvidas sobre a clareza de intenções quanto a uma proposta de “plataforma de entendimento”.
            O Bloco de Salvaterra reitera a sua simpatia pela criação de um espaço de diálogo político no concelho, mas constituiria uma hipocrisia, que em nada abonava a favor da transparência democrática, que esse espaço fosse marcado negativamente por uma prática de ataques gratuitos às entidades que o integrassem, independentemente das suas diferenças políticas.
Pelas razões expostas, o Bloco de Salvaterra de Magos reserva uma resposta definitiva para uma ponderação posterior, em função da evolução dos indicadores que forem surgindo nesse sentido nos próximos tempos.
            Com os melhores cumprimentos,

O Secretariado da Coordenadora Concelhia
do Bloco de Esquerda de Salvaterra de Magos

Sem comentários: