segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Intervenção do vereador Manuel Neves na reunião de câmara de 06 de novembro

A 31 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Poupança.
Poupança, palavra que começa a ser mais difícil de pronunciar pelos portugueses, que cada vez se debatem com mais dificuldades para onde foram arrastados pelos sucessivos governos que têm desgovernado este país.
Se o dia foi criado com a intenção de chamar a atenção dos consumidores para uma maior disciplina nos gastos, somos obrigados a poupar todos os dias com todos os cortes a que o governo nos sujeita.
Principalmente os mais idosos, cujo dia se celebrou no passado dia 28 de Outubro, o Dia Mundial da 3ª Idade, e que se vêm a braços com dificuldades cada vez maiores, alguns gastando as poucas poupanças que foram fazendo ao longo de toda uma vida de privações, tendo muitas de continuar a trabalhar pois devido aos cortes nas magras pensões não conseguem fazer face às despesas diárias.
O nosso concelho não é alheio a estes problemas, havendo idosos a passar situações de extrema dificuldade, alguns vivendo uma pobreza envergonhada, pois os familiares mais diretos também se debatem com dificuldades estando incapacitados para acorrer às suas necessidades. São os que passam mais tempo sozinhos, sem condições financeiras, servindo este dia para consciencializar todos sem exceção, que os idosos não devem ser abandonados em hospitais e lares, pois na sua velhice ainda têm muito para dar. 
Dramático no nosso concelho, a que outros concelhos vizinhos também nãos são alheios, é o que atualmente se está a passar com a prestação de cuidados de saúde, cujo acesso gratuito cada vez está mais difícil.  
Sendo uma dificuldade que a todos atinge, os idosos são a par das crianças os mais vulneráveis. Com o encerramento das extensões de saúde de Muge e Granho, não haver médico em Glória do Ribatejo e a situação de falta de médicos em Foros de Salvaterra e Marinhais, (a médica, a médica que estava em Marinhais no dia 1 de Novembro já não compareceu ao serviço e o médico está/esteve alguns dias de férias), o centro de saúde de Salvaterra de Magos ficará sobrecarregado e os mais elementares cuidados de saúde estarão postos em causa. Com todas as dificuldades que acarreta, a deslocação para fora dos locais de residência dos utentes, principalmente dos idosos de que atrás falei.
A população tem todo o direito de mostrar o seu descontentamento e indignação por uma
situação que é abaixo de tudo o que é racional, quando todos os indicadores apontam que a manter-se assim iremos ter 2 ou 3 médicos para mais de 20000 utentes.
A insensibilidade da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e da diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria, não tem qualquer explicação nem cabimento num espaço temporal como o de hoje.
O BE repudiando todas as medidas governamentais, que retirem aos cidadãos o acesso aos equipamentos que são seus por direito e consagrados na Constituição, congratula-se pelo esforço que a Comissão de Utentes está a fazer em conjunto com as juntas de freguesia, no entanto sugere que este executivo envolva todas as forças políticas representadas na Câmara, de modo a que em conjunto se possam alcançar soluções viáveis para a população.
 
Quero felicitar todas as associações do nosso concelho que vão movendo os seus associados, atraindo os nossos munícipes e também participantes de fora, nos eventos que organizam.
Nomeadamente a Associação dos Amigos do Carnaval de Marinhais que levou a efeito no dia 2 de Novembro uma noite humorística a que se seguiu baile, no Pavilhão da Comissão de Festas de Marinhais, de modo a angariar fundos para a realização do carnaval de 2014.
Ainda o Centro Bem Estar Social de Marinhais, que no dia 3 de Novembro levou a efeito uma prova de BTT, também para angariação de fundos de modo a fazer face às despesas de manutenção com que este Centro de Dia se debate.
A Comissão de Festas de Marinhais organiza no dia 9 de Novembro o Baile de Magusto, onde será eleito o melhor fato alusivo ao S. Martinho. Também tendo como fim a angariação de fundos para as festas de Agosto, apela-se à participação de todos.
Também a comissão de festas de Glória do Ribatejo leva a efeito no mesmo dia e com o mesmo fim, uma atividade que se inicia à tarde a que se segue uma noite medieval. É uma festa de S. Martinho diferente em que para além de outras atracões haverá uma «velha gaiteira».
A Associação Cultural do Rancho Folclórico da Várzea Fresca, organiza no mesmo dia uma noite de fados, que será certamente uma noite agradável à semelhança de outras já organizadas por esta associação.
 
Intervenção do vereador Manuel Neves na reunião de câmara de 06 de novembro

Sem comentários: