quinta-feira, 5 de maio de 2016










Reunião de Câmara de 04 de Maio de 2016

Informação sobre a Recomendação ao Governo para que desenvolva esforços para o encerramento da central nuclear de Almaraz 
Na última reunião de câmara informámos este órgão da proposta de recomendação apresentada pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda sobre o encerramento da central nuclear de Almaraz, acrescentamos a essa informação que a respectiva recomendação foi aprovada, relembro a respectiva deliberação.
"...Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo que tome todas as iniciativas necessárias, junto do Estado Espanhol e das instituições europeias, no sentido do encerramento da central nuclear de Almaraz". 
Esperamos que a aprovação desta recomendação apresentada pelo Bloco de Esquerda contribua, com a participação de todos, para exigir junto do governo Espanhol pelo encerramento da central nuclear de Almaraz.

Comemorações do 25 de Abril
Gostaria de assinalar em nome do Bloco de Esquerda do mérito da maioria e no esforço de todas e todos as trabalhadoras e trabalhadores na dignificação de uma data tão importante, 25 de Abril de 1974, assim como a todas as freguesias e colectividades do concelho que em muito contribuíram para assinalar dignamente esta data.
Aproveitar este momento para apelar à maioria, mas em particular ao Sr. Presidente, que os valores que todos aprendemos a viver, reflexo das conquistas de Abril, tão fundamentais para a democracia, inclusive a autárquica, não se compaginam com os episódios tristes da última reunião, e que, repetidamente o Sr. Presidente insistem em praticar e que em nada dignificam esta data tão importante para todos nós. Era importante que a defesa destes valores não se restringissem à própria data mas fosse praticada diariamente na gestão publica e autárquica.
Gostaria ainda de assinalar duas notas breves sobre as intervenções do Partido Socialista na cerimónia solene, a mea culpa da bancada do partido socialista pelo facto de não terem governado à esquerda e do Presidente da Assembleia Municipal que mais uma vez apelou à própria maioria socialista que respeitassem a democracia e soubessem ouvir e articular com as oposições democraticamente eleitas no concelho. Regista-se mais uma vez a necessidade de enviarem recados internos publicamente.
Utilização de glifosato pelo município de Salvaterra de Magos
No dia 17 de Fevereiro do presente ano alertámos o município relatando a preocupação da utilização de glifosato.
Informámos que a Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro (AIIC) da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o glifosato como “cancerígeno provável para o ser humano”. A investigação da AIIC identificou a relação entre a exposição ao herbicida e o Linfoma não-Hodgkin. Este tipo de cancro de sangue é dos cancros que mais se regista em Portugal, com cerca de 1.700 novos casos por ano.
O glifosato é o herbicida mais utilizado no país e também no planeta. Este composto tem uma utilização sistémica não selectiva e é de venda livre e de fácil acesso. Em Portugal, em 2012 foram aplicadas 1.400 toneladas deste tipo de pesticida.
No país, o seu uso é generalizado na agricultura e também nos serviços de autarquias. Muitos municípios utilizam glifosato nos espaços urbanos. Nestes casos, o pesticida mais utilizado tem o nome comercial SPASOR, fabricado pela Monsanto. E fizemos as seguintes perguntas:
1.      Os serviços municipais utilizam glifosato? Os serviços contratados pela autarquia utilizam, nesse âmbito, glifosato? Qual a quantidade anual utilizada de pesticidas com glifosato?
2.      Caso se registe a utilização de glifosato, a autarquia tem algum plano para abandonar esse uso e implementar outros métodos?
O Sr. Presidente desvalorizou as preocupações manifestadas pelo Bloco de Esquerda.
Esperamos Sr. Presidente que após o recente debate na Assembleia da Republica e a difusão dada pela comunicação social para os perigos da utilização deste herbicida fique de uma vez por todas sensibilizado para os perigos que advêm da utilização deste herbicida para a saúde pública.
Site do município
Sr. Presidente no inicio do mandato apresentou como grande medida para o aprofundamento da democracia a criação de um espaço no site do município para a oposição, e assim foi. Acontece que recentemente fui consultar o respectivo site e nada no que se refere ao espaço da oposição. Pode-nos explicar o que aconteceu? São problemas técnicos ou uma evolução para a diminuição da democracia? Já agora desde quando foi excluído esse espaço no site?
Equipamentos da barragem de Magos
Sr. Presidente, gostaríamos da saber qual o estado contratual do equipamento da barragem de Magos. Se a relação contratual se mantém, qual o estado em que se encontra o cumprimento das clausulas contratuais de ambas as partes, concessionário e município.

Pela colocação de bebedouros no concelho de Salvaterra de Magos
A água é um bem essencial e deve estar disponível às pessoas que vivem, passeiam, brincam, fazem desporto, enfim, vivem o concelho. A existência de bebedouros no concelho é uma importante medida que deve ser mantida e incrementada.
O concelho inclusivo pode e deve democratizar o acesso à água, disponibilizando bebedouros em diversas zonas, na certeza de que esses espaços não têm que se circunscrever a jardins infantis ou espaços verdes.
O Bloco de Esquerda considera o acesso à água um bem fundamental. Um concelho que se quer vivo e vivido deve permitir que quem o vive possa aceder a água no âmbito da circulação e normal usufruto dos espaços do concelho. Consequentemente, o Bloco de Esquerda considera que é necessário incrementar a colocação de bebedouros, devendo ser prestada particular atenção às zonas de maior circulação de pessoas, espaços verdes, parques infantis e zonas de incidência de prática desportiva.
Neste sentido em reunião de Câmara de 15 de Julho de 2015 propusemos:
A colocação de bebedouros nas zonas destinadas à prática desportiva no concelho;
A colocação de pelo menos um bebedouro em todos os jardins;
A colocação de pelo menos um bebedouro em todos os parques infantis,
A colocação de bebedouros nas zonas de maior circulação de pessoas;
Assegurar a manutenção dos bebedouros no concelho, garantindo o seu normal funcionamento.
Na dita reunião desafiaram o Bloco de Esquerda a apresentar uma proposta das necessidades de bebedouros no concelho, assim fizemos, mas foi recusada na mesma.
Gostaríamos de apelar novamente à maioria para a necessidade de melhorar e reforçar estes pontos de água.

Eco Centro de Marinhais
Em Janeiro do presente ano manifestámos um conjunto de preocupações acerca do não funcionamento do Eco Centro de Marinhais.
Esta zona de transferência encontrava-se num total caos.
O cenário era lamentável, um terreno com um portão sem qualquer vedação a delimitar a zona de recolha, com uma completa desordenação dos resíduos ali depositados. Os diversos lixos estavam totalmente misturados impedindo qualquer empresa de os tratar ou reciclar. Inclusive depósito de óleos, formando autenticas poças que estavam a contaminar os solos e a penetrar nos níveis freáticos, contaminando os respectivos lençóis freáticos e as nossas águas e consequentemente pondo em risco a segurança alimentar.
Sr. Presidente, esta incúria e incapacidade, foi corrigida após alerta do Bloco de Esquerda, para o bem da saúde pública da nossa população.
No entanto a delimitação do terreno continua por concretizar, assim como um controle na ordenação do seu depósito e uma autorização e condicionamento de resíduos poluentes, com a anuência do município e acompanhado pelos respectivos serviços municipais.
Gostaríamos de saber quais as intenções da maioria quanto ás questões atrás referidas.

Aquedutos e bermas na estrada municipal 581
Sr. Presidente temos alertado diversas vezes para a necessidade de terminar a intervenção nos aquedutos e bermas da estrada municipal 581 que liga Muge à Glória do Ribatejo. Gostaríamos de saber se está previsto e para quando a conclusão destas intervenções, assim como a intervenção nas copas das arvores que põem em perigo todos os dias os utilizadores desta estrada municipal.

Limpeza das bermas das estradas e espaços públicos do Concelho
Sr. Presidente chegámos a um estado nunca visto no que diz respeito ao acumular de ervas nas bermas e espaços públicos do concelho. Gostaríamos de apelar à maioria para uma intervenção urgente de limpeza nas bermas das estradas das principais vias de comunicação do concelho que se encontram repletas de ervas secas, assim como nos espaços públicos de lazer pois o estado em que se encontram não dignificam o nosso concelho e diminui a qualidade de vida dos nossos munícipes.
Feira de Magos
Sr. Presidente gostaríamos de saber quanto vai custar a Feira de Magos de 2016, pois após uma leitura rápida do seu programa é reconhecida o seu rico programa cultural e consequentemente um investimento significativo.
Ao que parece estamos perante uma forma encapotada de substituição das festas do foral de touro e do fandango. Como sabemos não se realiza este ano, após muitos anos sem interrupções.

Vereador Luís Gomes

 




Sem comentários: