quinta-feira, 19 de maio de 2016














Reunião Câmara 18-5-2016


Saúde
Somos informados através de alguma imprensa diária, do que já sabíamos e alguns de nós certamente já tiveram oportunidade de constatar, que a nível de saúde, nos Centros de Saúde, os profissionais têm que ver os doentes e consultá-los por escassos minutos.
Um tempo mínimo para se inteirarem dos problemas dos utentes, onde está incluído o tempo gasto em falhas do sistema. São situações que prejudicam a qualidade de atendimento nos centros de saúde e são denunciadas pelos próprios profissionais.
Segundo a imprensa diária, os médicos estão a ser pressionados para ver os utentes em 5 ou 7 minutos, quando deveria ser no mínimo 20 minutos. O Presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, denuncia que também há vários hospitais e centros de saúde com recomendações para encurtar o tempo das consultas, não se contemplando se o utente é bem tratado ou a qualidade da consulta, mas sim a rapidez e a produtividade.
Inês Rosenda, do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, acrescenta que uma médica de família lhe contou que num dia viu 70 doentes.
Perante a gravidade dos factos, o BE associa-se às secções da Ordem dos Médicos no repúdio e preocupação ao modo como os utentes são tratados pelo Serviço Nacional de Saúde.
Mais preocupados ficamos, quando também somos confrontados com a notícia de que existem falhas nos apoios aos doentes mentais na Lezíria e Médio Tejo, afectando a maioria dos concelhos.
Quando é de primordial importância que casos de alcoolemia, abuso de drogas e estados depressivos entre outras situações, tenham uma resposta de acordo com o problema, existem falhas no sistema e falta de resposta no tratamento destas patologias.
Somos informados ainda, que Hospital Distrital de Santarém funciona apenas com metade do bloco operatório, na sequência da demissão de 15 chefes do serviço de cirurgia. Queixam-se de falta de condições de trabalho, de falta de mais profissionais e material, assim como de dinheiro para os serviços funcionarem. As obras prometidas há 5 anos tardam a chegar e o administrador diz que está a funcionar com menos salas do que necessitam.
Acrescenta que os anestesistas estão a 50% e a lista de espera em 3.835.
No nosso concelho e ainda sobre a saúde, somos informados que o médico, drAlieskyAguillera, colocado no Centro de Saúde de Foros de Salvaterra, queixando-se de estar sem salário há vários meses, quebrou o contrato de trabalho previsto no protocolo com Portugal.
4000 utentes ficaram sem médico de família, apenas está um médico a trabalhar 12h por semana. Perguntamos até quando?
Para render, talvez este profissional de saúde acabe por atender os utentes em apenas meia dúzia de minutos.
A extensão de saúde de Marinhais também sofre constrangimentos pelo facto de uma médica estar de férias.
Apoiamos a câmara nos esforços que leva a efeito, no sentido de resolver as dificuldades que os utentes estão a sentir.



Dia Internacional da Família
Celebrou-se a 15 de Maio oDia Internacional da Família, mais não pretende que enaltecer a família como estrutura importante e de relevo na educação das crianças, onde são transmitidas mensagens de compreensão e respeito dentro e fora dos elementos que a compõem e do seio familiar.
É importante na sociedade a estrutura familiar como elo de união que se mantenha no crescimento das crianças, na educação e desenvolvimento dos jovens e no apoio aos mais idosos, tantas vezes abandonados.
Encarando a família como base de uma sociedade, a ela devem os governantes respeitar e dar o devido apoio que merece.
Nas dificuldades que muitas vezes atravessam, na educação e acompanhamento dos filhos e não sobrecarregando com obrigações que possam comprometer a harmonia familiar e o seu bom funcionamento.
A todas as nossas famílias, o nosso bem-haja por serem uma força viva no concelho e por tanto contribuírem de modos diferentes no engrandecimento do mesmo.



Dia Mundial do Bombeiro
Também no próximo dia 28, se celebra o Dia Mundial do Bombeiro.
Celebrar esta data, é evocar uma enorme causa e a sua importância que desempenha na sociedade. É das profissões ou acções de voluntariado mais preciosas de qualquer país, onde muitas vezes o reconhecimento não é o merecido.
Louvamos o seu empenho no combate a incêndios, no transporte de sinistrados ou doentes, no socorro às populações no caso de catástrofes e acidentes e na colaboração com outras forças na prevenção de sinistros e riscos.
Aos bombeiros, como unidade operacional tecnicamente preparada, o nosso reconhecimento.
O nosso obrigado todos os dias e neste dia em especial, aos bombeiros do nosso concelho que tomam conta das nossas vidas, sem pensar muitas vezes nas suas.



Sobre a operação Vela Incandescente, em que a câmara desenvolveu esforços para ajudar os peregrinos que atravessam o nosso concelho, apoiamos a ideia.
Achamos bem a mudança do local de apoio, pois os peregrinos não se desviam do seu caminho mesmo que seja para receber apoio, que bem precisam depois de horas a caminhar e grandes distâncias percorridas.
Deixamos a ideia de para o ano alertarem as forças de segurança no sentido de acompanharem os peregrinos nos pontos mais perigosos. Diz-nos a experiência que a presença destas forças é um elemento válido para desencorajar os condutores menos atentos a terem comportamentos de risco.



Endereçamos os nossos parabéns ao Agrupamento 68 de Marinhais doCNE, Escutismo Católico Português, pela passagem de mais um aniversário.
São 33 anos em que estando completamente integrados na comunidade, apostam na formação integral da juventude e em serviços de proximidade social. 



Em 20 de Maio de 1993 a freguesia de Glória do Ribatejo foi elevada a vila. Uma vila de usos e costumes peculiares que sempre tem sabido manter as suas tradições ao longo dos tempos.
Os nossos parabéns a toda população e a todos os que têm contribuído para o engrandecimento desta localidade.




Também a aldeia do Granho subiu ao estatuto de freguesia em 23 de Maio de 1988, estatuto esse que veio a perder devido a resoluções contrárias aos anseios das populações impostas pelo governo PSD/CDS. No entanto aqui deixamos felicitações a toda a população e votos para que um dia possam festejar esta data como tão bem merecem.



Felicitações à equipa de juniores de Futsal da Escola Profissional deSalvaterra de Magospela conquista do título de campeã distrital do Desporto Escolar da delegação Lezíria e Médio Tejo.
Na fase final do campeonato a equipa EPSM levou a melhor sobre as Escolas Jácome Ratton (Tomar) e a Profissional de Torres Novas, ficando estas em segundo e terceiro lugar respectivamente.



Também aos atletas Márcio Neves e Valdo Neves, que participando no passado dia 8 de Maio na prova de 10 kms de Rio Maior, se classificaram respectivamente em 2º e 3º lugar da geral.
Ambos obtiveram o 1º lugar nas suas categorias.
Seguem assim a sua fase de preparação para o Campeonato Europeu de Triatlo, dia 29 de Maio no Parque das Nações em Lisboa.



Parabéns à Comissão de Festas de Marinhais pela vistosa sessão de fogo de artifício com que nos agraciou no passado fim-de-semana. Uma amostra do que serão as festas no início de Agosto.



O Clube de Trampolins de Salvaterra já nos habituou a vitórias e grandes feitos nos campeonatos onde participa. Mais uma vez trouxe bons resultados para o nosso concelho e só temos que agradecer a todos os elementos de tão grande clube.


Parabéns também à Escola de BTT de Marinhais pela participação na prova de resistência BTT W Shopping Santarém, onde colocou na classe juniores 3 atletas nos lugares do pódio. Vasco Vaz, Vasco Silva e João Santos.



Sendo triatleta do Peniche AC, Valdo Neves defende em atletismo as cores do União de Tomar.
Este clube, em cerimónia no dia 7 de Maio, nomeou-o «ATLETA REVELAÇÃO do ANO 2015/2016».
Ao atleta do nosso concelho, as nossas felicitações pela nomeação em reconhecimento do seu trabalho, por todas as prestações que vem obtendo.



Felicitações ao Clube Amador de Pesca da Glória pela passagem de mais um aniversário a 28 de Maio.
Assim como ao Clube de Caçadores de Glória que também será aniversariante a 24 de Maio.



O próximo Peditório do Banco Alimentar será nos dias 28 e 29 de Maio.
Mais uma vez os portugueses são chamados a mostrar a sua solidariedade em relação aos mais necessitados.
Associações e grupos anónimos certamente estarão disponíveis para mais esta jornada,
Ajudem, é o nosso apelo.



Srpresidente, já várias vezes temos alertado para a degradação da EN 367 principalmente entre Marinhais e Glória do Ribatejo. É conveniente que se alerte a Infraestruturas de Portugal, para buracos que existem nas bermas, agravados pelas recentes chuvas e que estão a causar graves transtornos a quem se serve daquela via.
Já agora, embora não sendo da responsabilidade da câmara, alerto para o facto de existirem 2 buracos no centro dos cruzamentos com a Rua dos Grilos e Rua de Magos em Marinhais que estão a criar situações de perigo. Julgo que mesmo colocando resíduos de alcatrão, resolveria o problema.


 Vereador Manuel Neves

Sem comentários: