sexta-feira, 7 de outubro de 2016










Aprovada por unanimidade
RECOMENDAÇÃO
                                                                      
“Mobilidade inteligente, economia forte”  foi o tema da Semana Europeia da Mobilidade de 2016, entre 16 e 22 de Setembro. Com este tema  incentivam-se os municípios  a  promoverem o reforço e melhoria do sistema de transporte público, impulsionando o comércio local e encorajando os cidadãos à utilização de alternativas ao carro próprio como a bicicleta.  

Desde a sua criação em 2002 a Semana Europeia da Mobilidade tem tido impacto na sensibilização e concretização de medidas permanentes para os municípios com ar mais limpo e mais qualidade de vida.  Em 2015 participaram nas iniciativas 1.873 municípios de 45 países. Em Portugal foram 63 os municípios participantes.  Em 2016 pretende-se salientar os benefícios para a economia local de um correcto planeamento urbanístico e da utilização do transporte público.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos continua sem dar a esta matéria a prioridade necessária, não tendo sequer aderido à Semana Europeia da Mobilidade de 2016. Esta posição  do Executivo camarário não surpreende, dado o pouco entusiasmo  da equipa que dirige a Câmara pelas questões da mobilidade sustentável.

A utilização desmedida do automóvel como transporte individual,  além dos custos sociais  com a sinistralidade rodoviária, tem também impactos muito negativos no ambiente e na saúde pública. A elevada concentração de poluentes está relacionada com a incidência de doenças respiratórias e cardiovasculares. Um estudo recente na cidade de Copenhaga estima que a utilização local da bicicleta resulta numa redução anual das despesas com cuidados de saúde num valor superior a duzentos milhões de euros.

Nos últimos anos cresceu, e ainda bem, a exigência cidadã para que os governos locais adoptem políticas que facilitem a utilização da bicicleta, a acalmia do tráfego automóvel, a melhoria do transporte público, mais áreas dedicadas a peões, maior acessibilidade para a mobilidade condicionada, entre outras medidas. Não basta ter um pelouro do Ambiente. É preciso que  as questões ambientais enformem as políticas dos outros pelouros como o  urbanismo, a mobilidade, o turismo ou a  protecção civil. Os concelhos com futuro  serão apenas aquelas que desenvolvam políticas  ambientais de combate à poluição do ar e às alterações climáticas.

Pelo exposto, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, reunida em 06 de Outubro de 2016, RECOMENDA: 

-  que no Plano de Atividades para 2017 seja prevista a participação do Município na  Semana Europeia da Mobilidade que irá decorrer em Setembro do próximo ano.

                                             
Os vereadores eleitos do Bloco de Esquerda



Salvaterra de Magos, 06 de Outubro de 2016






Sem comentários: