quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017










Reunião de Câmara de 15 de Fevereiro de 2017

Poluição no Rio Tejo
2ª MANIFESTAÇÃO CONTRA A POLUIÇÃO DO RIO TEJO E SEUS AFLUENTES
proTEJO é um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do Tejo em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas atuações de organização e mobilização social.
Em virtude dos elevados níveis de poluição extrema que se têm verificado no rio Tejo apelam aos cidadãos e às populações ribeirinhas da bacia do Tejo a unirem-se e a participarem na 2ª MANIFESTAÇÃO CONTRA A POLUIÇÃO DO RIO TEJO E SEUS AFLUENTES, que se irá realizar dia 4 de Março de 2017 pelas 15 horas, no Caís Fluvial de Vila Velha de Ródão.
Apelamos à adesão do município de Salvaterra de Magos a esta iniciativa, assim como uma posição mais activa na defesa do nosso Rio Tejo, tão importante para a actividade económica, cultural, lazer e de sustentabilidade ambiental do nosso concelho. Aproveito para informar que o Tejo, no nosso concelho, foi esta semana particularmente afectado com focos poluidores acima da média.

Central nuclear de Almaraz
Um desastre nuclear em Almaraz colocaria em grave risco as populações e comprometeria drasticamente a nossa economia.
Na mesma semana em que a central nuclear de Fukushima registou, desde 2011, o maior nível de emissão de radiação para a atmosfera e para o Oceano Pacífico e que deflagrou um incêndio na central nuclear de Flamanville, em França, o Conselho de Segurança Nuclear espanhol acaba de tornar público que aprovou um parecer favorável para o prolongamento em mais 20 anos da vida da central nuclear de Garoña, para além dos 40 que já tem.
Esta aprovação comprova aquilo que os diversos movimentos ecologistas e que o Movimento Ibérico Antinuclear anunciavam como uma agenda escondida: primeiro, que o Conselho de Segurança espanhol não tem independência técnica nem deontológica, sendo um prolongamento das vontades das empresas acionistas do nuclear e do Governo de Mariano Rajoy; segundo, que estava em marcha um plano para o prolongamento de todo o parque nuclear do Estado espanhol até aos 60 anos de vida, de que o ATI (armazém para resíduos nucleares) de Almaraz faz parte.
Nas próximas semanas, o Conselho de Segurança Nuclear analisará um pedido semelhante, apresentado pelos acionistas da central nuclear de Almaraz. Garoña e Almaraz são centrais da 1º geração - as mais recentes são da 4º geração, têm um colossal histórico de acidentes e incidentes, utilizam componentes com defeitos e não cumprem as condições de segurança exigidas às novas centrais nucleares.
Exige-se ao Governo português que, sem demoras, abandone em definitivo a inércia com que tem tratado o dossiê de Almaraz e tome uma posição pró-ativa. Durante meses, escudou-se na inexistência de governo no Estado espanhol para não dar cumprimento à resolução aprovada na Assembleia da Republica, por unanimidade, em defesa do encerramento da central. A hesitação de José Matos Fernandes, ministro do Ambiente, deu espaço à decisão unilateral do Estado espanhol em avançar com a construção do ATI. Só uma mudança radical de estratégia por parte do nosso Governo impedirá o prolongamento da vida útil de Almaraz.
Trata-se de uma questão de segurança nacional. Um desastre nuclear em Almaraz colocaria em grave risco as populações e comprometeria drasticamente a nossa economia, particularmente o setor do turismo e as exportações, empurrando o País para uma crise económica, social, ambiental e humanitária.
É chegada a hora de juntar aos esforços do movimento ecologista ibérico, dos autarcas da região do Vale do Tejo e da esmagadora maioria da população portuguesa, uma posição firme do Governo português, acionando todos os mecanismos políticos, institucionais e diplomáticos a que possa recorrer para garantir o encerramento de Almaraz em 2020.
Fornos de Tijolo do Montoia
Sr. Presidente, na reunião de câmara passada colocámos a seguinte pergunta: "passado cerca de três anos nunca tivemos acesso e temos muitas dúvidas sobre a sua existência, do dito parecer técnico que sustentava o aconselhamento de soterramento dos referidos fornos de tijolo. Neste sentido e passados três anos solicitamos novamente o parecer técnico e perguntamos pela promessa de então de reabilitar este património da Glória do Ribatejo?" Reafirmamos, já tem disponível o parecer técnico solicitado pelos vereadores do Bloco de Esquerda?
Eco Centro de Marinhais
Solicitámos ao abrigo do disposto no artigo 4.º, n.º 1 do Estatuto do Direito de Oposição, aprovado pela Lei n.º 24/98, de 26 de Maio que se digne a responder e informar sobre diversas questões relacionadas com a gestão do eco centro de Marinhais, gostaríamos de saber qual o ponto de situação referente ao pedido de informação dos vereadores do Bloco de Esquerda.
Sr. Presidente tem conhecimento das noticias divulgadas nas redes sociais sobre o suposto depósito a céu aberto de lamas contaminadas da Portucel na Medronheira, Glória do Ribatejo? Camiões de uma empresa de Sintra, que supostamente, deviam transportar resíduos tratados da empresa AMBITREVO de Coruche, mas ao que parece, os respectivos camiões são desviados directamente para os referidos terrenos na Glória do Ribatejo.

Trabalho Suplementar no Município
Ao abrigo do disposto no artigo 4.º, n.º 1 do Estatuto do Direito de Oposição, aprovado pela Lei n.º 24/98, de 26 de Maio, solicitámos resposta a diversas perguntas endereçadas pelos vereadores do Bloco de Esquerda no que se refere ao trabalho suplementar no município, gostaríamos de saber qual o ponto de situação referente ao pedido de informação dos vereadores do Bloco de Esquerda.
Aproveitamos para perguntar ao Sr. Presidente, qual o motivo que levou os serviços do município a comunicar aos trabalhadores, no mesmo dia da reunião de câmara em que o Bloco de Esquerda apresenta o requerimento a fazer diversas perguntas sobre o trabalho suplementar, que a partir da respectiva data todos os trabalhadores podiam, se assim entendessem, realizar horas suplementares pagas? Porquê que até á respectiva data não era possível? Foi preciso o Bloco de Esquerda apresentar o respectivo requerimento para se tornar democrático o acesso ao trabalho suplementar pago?

Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo
Sr. Presidente ficou suficientemente provado pelo Bloco de Esquerda que o regulamento municipal de apoio ao associativismo não é cumprido e supostamente pode estar em contradição com a lei. Neste sentido, em que ficamos? Para o Bloco de Esquerda não é admissível aprovar regulamentos para não se cumprirem, ou só para serem cumpridos por alguns, ou não estarem em conformidade com a lei. Nesse sentido apelamos ao urgente controlo de procedimentos e cumprimento da lei para bem da legalidade e transparência.

Transportes públicos no concelho de Salvaterra de Magos
Sr. Presidente gostaríamos de manifestar na presente reunião de câmara preocupações sobre a prestação do serviço de transportes públicos no nosso concelho pela empresa Ribatejana, pertencente do grupo Barraqueiro. Pelas informações recolhidas temos profundas convicções sobre: O incumprimento dos percursos que supostamente estão acordados realizarem. O cumprimento previsto em lei, de utilização de cintos obrigatórios nas Estrada Nacionais? Viaturas que não estão preparadas para transportar passageiros de pé? A impossibilidade de cumprir a obrigatoriedade de utilização de cinto, quando viajam de pé nos percursos nas Estradas Nacionais?, são algumas das falhas registadas.
A segurança da nossa população assim como das nossas crianças merecem do Sr. Presidente respostas claras a estas perguntas, pode-nos responder se está a par destas e de outras irregularidades, se sim, o que pensa fazer para obrigar a concessionária dos transportes colectivos a cumprir a legislação e o respectivo acordo com o município. Aproveitamos para solicitar cópia do acordo celebrado entre o município de Salvaterra de Magos e a empresa Ribatejana. 

Vereador Luís Gomes



Sem comentários: