segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Centro de Saúde de Foros de Salvaterra preocupa Deputados e Autarcas do Bloco

No passado dia 17 de Setembro, o Bloco de Esquerda visitou o Centro de Saúde de Almeirim, onde reuniu com responsáveis do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria II (ACES).
A delegação foi composta pelos deputados Francisco Louçã, João Semedo e José Gusmão, Presidente e Vereador da Câmara de Salvaterra de Magos, Presidente da Junta de Freguesia dos Foros de Salvaterra e representante da Comissão Utentes do Centro de Saúde de Foros de Salvaterra.

A delegação foi recebida pela Dra. Luísa Portugal, directora do ACES Lezíria II, podendo-se constatar a existência de 33 mil utentes sem médico de família e dificuldade em manter abertas algumas extensões de saúde dos 6 municípios que esta ACES representa (Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente).
É o caso da extensão de Foros de Salvaterra (Salvaterra de Magos) que, corre o risco de encerrar devido à falta de condições do edifício e de médicos.

No final da visita Francisco Louçã afirmou que "o Governo mentiu ao país porque os preços dos medicamentos para as famílias mais idosas estão a aumentar", acrescentando que "precisamos de poupar em Portugal mas não é à conta dos preços dos medicamentos mais usados pelos idosos”.

O objectivo desta visita passou por nos inteirar da realidade da prestação de cuidados médicos no conjunto destes concelhos e afirmar que bater-nos-emos duramente para que os centros de saúde não encerrem permitindo que estas pessoas tenham acesso a cuidados de saúde, pois não haverá um SNS sem que se cumpra o grande objectivo de ter um médico por cada família.

Sem comentários: