sexta-feira, 6 de dezembro de 2013













Intervenções Reunião de Câmara de 04-12-2013


   Natal, mês de solidariedade
   Dezembro é por excelência o mês da solidariedade.
   Porque é Natal, nesta quadra sentimo-nos mais próximos das pessoas, de coração mais aberto, mais afáveis e certamente com mais sensibilidade.
   Devemos estar mais atentos a quem mais precisa, a quem diariamente vive com dificuldades e soma privações.
   Atentos a quem a quem está desempregado, atentos a quem a vida pregou uma partida e é confrontado com uma doença, atentos a quem se vê incapacitado de gerir o orçamento familiar.
   A Câmara Municipal certamente está atenta a estas situações, através da sua função social, mas há maneira de chegar àquelas famílias cuja situação desconhecemos mas é dramática, e a quem temos «obrigação» de chegar.
   Deixo aqui a ideia que através dos profissionais do CBES do concelho certamente chegaremos a essas situações, ou através das associações de voluntariado, como são as Conferências Vicentinas, que trabalham directamente com famílias desestruturadas, famílias estas que têm que fazer do pouco, muito.
É que estas associações não sendo de profissionais, têm a facilidade de quem lhes bate à porta, também abre a sua porta com mais facilidade e franqueza.
Deixo aqui a ideia.


   Cultura Avieira

   Ainda sobre o processo da Cultura Avieira mencionado aqui na última reunião de câmara, acrescentar que:

   Na presença de representantes de municípios, do consórcio da Cultura Avieira, de associados e empresas amigas da Cultura Avieira, do Instituto Politécnico de Santarém, de directores de estabelecimentos de ensino, bem como de professores e alunos, tivemos (o BE no anterior executivo) o prazer de reafirmar a nossa satisfação por fazermos parte do projecto, uma vez que a Cultura Avieira é um marco de referência no nosso concelho.
   Entendemos que sendo as comunidades ribeirinhas, parte integrante do nosso vasto património cultural, devem ser preservadas. Com esse projecto, Salvaterra

de Magos associou-se ao projecto de candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional e da Unesco, pois entendemos que só num trabalho de parceria e de colaboração, com objectivos comuns, seria possível implementar estratégias de desenvolvimento ao nível cultural que possam contribuir para a preservação e requalificação das comunidades avieiras.
   Preservando esse património, acautelamos a partilha de saberes e experiências dos mais velhos para os mais novos.
   Na altura a Câmara Municipal delineou o seu projecto de animação sócio educativa em colaboração com as escolas do concelho, alusivo à Cultura Avieira. Este projecto foi implementado em colaboração com o consórcio de candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional e da Unesco.
   A Cultura Avieira, nas suas mais distintas vertentes, e características singulares foi abordada pelos estabelecimentos de ensino do concelho, Escola Superior de Educação de Santarém, aos quais a Câmara Municipal juntou o conhecimento e empenho dos seus técnicos ligados à cultura, história e educação, na missão de dar a conhecer esta cultura tão ímpar e peculiar, com tão forte presença no nosso concelho.
   O prof. João Serrano e a profª Lurdes Véstia foram uma ajuda imprescindível, neste projecto
   Numa entrevista em directo dada à rádio Iris, tive oportunidade de realçar e enaltecer este projecto, bem como de um outro que estávamos a projectar relacionado com a cultura gloriana.
   Estranhamos portanto, o que aqui foi dito na última reunião de câmara.

   Banco Alimentar
   Decorreu nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, na grande maioria das superfícies comerciais do país, o último peditório de 2013 do Banco Alimentar. O número de pessoas a ajudar vem aumentando significativamente, tendo sido ajudadas no ano passado 418.881 pessoas, através de 2221 instituições que distribuíram 28.323 toneladas de alimentos.
   Este ano 40.000voluntários ajudaram nesta campanha em que o resultado voltou a ser positivo, menos que no último Natal mas mais que o peditório de Maio.
   O nosso concelho, sendo um concelho solidário, associou-se a esta iniciativa por todas as freguesias, estando os peditórios a cargo dos CBES, Escuteiros e algumas pessoas anónimas.
   A todos os que ajudaram recolhendo os donativos, bem como todos os que contribuíram com o seu donativo, o nosso voto de louvor, pois de algum modo vão minimizar as carências de alguns.   


   Academia de Música Salvaterrense

   Parabéns à Academia de Música Salvaterrense que comemorou o seu 74º aniversário no passado dia 30 de Novembro.
   Apostando na formação musical dos mais novos a Academia delicia-nos sempre com as suas músicas.
   Votos de longa vida.

   Atletismo
   Decorreu no dia 1 de Dezembro na cidade de Almeirim o Regional de Corta-Mato. O atleta de Marinhais, Valdo Neves, conquistando o 2º lugar na tabela geral e o 1º lugar seniores, sagrou-se campeão regional de corta-mato na classe sénior.
   No trabalho que vem desenvolvendo, deu um forte contributo para o clube que representa em atletismo, o União de Tomar, subir ao pódio para o 1º lugar.
   Felicitações, para a sua vida atlética.


   Conferência S. Vicente de Paulo

   À semelhança de anos anteriores, a Conferência S. Vicente de Paulo de Marinhais numa campanha de angariação de fundos para ajuda às famílias mais necessitadas da freguesia, abriu no dia 30 de Novembro uma Venda de Natal que se manterá aberta ao público até dia 6 de Janeiro.
   Funciona na EN 118 frente à Caixa de Crédito Agrícola, todos os dias das 10h às 13h e das 15h às 17h.
   Os voluntários desta associação agradecem a visita de todos, pois só com a ajuda de todos conseguem satisfazer as necessidades dos que vão ajudando.


   No próximo dia 7 de Dezembro a Associação Cultural do Rancho Etnográfico da Várzea Fresca, leva a efeito uma Noite de Variedades.
   No mesmo dia a Associação de Solidariedade Social do Granho, organiza uma Noite de Fados no Pavilhão da Associação Humanitária do Granho.
  
Mais dois exemplos de que no nosso concelho as associações trabalham para atingir metas, mas estas só se atingem com a ajuda de todos.


   Terra dos Duendes

   A Associação Terra dos Duendes «Vira Latas», sensível ao grande problema crescente que é o abandono de animais, organiza várias campanhas de sensibilização, procurando a que as pessoas venham a adoptar animais abandonados ou que os não abandonem.
   Assim levou a efeito na manhã do dia 23 de Novembro, um passeio em que se voluntariaram várias pessoas para passear animais sob a guarda da Câmara Municipal, para tornar visível a necessidade da adopção, de modo a reduzir o número de animais abandonados na via pública.
   À associação e aos participantes, que continuem o bom trabalho.    


   Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

   Comemorou-se ontem, dia 3 de Dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
   Porque são pessoas a quem a sorte não sorriu, têm a sua dignidade, mas deparam-se diariamente com dificuldades que não atingem os demais.
   Deve o executivo estar atento, apostando na facilidade de acessibilidades, abolindo barreiras arquitectónicas, tais como algum mobiliário urbano incorrectamente posicionado, construindo rampas de acesso em locais onde se mostre necessário e rebaixando passeios junto às passagens assinaladas para a travessia de peões.


   Vereador Manuel Neves

Sem comentários: