quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016










Pergunta
Utilização de glifosato pelo município de Salvaterra de Magos
A Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro (AIIC) da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o glifosato como “carcinogéneo provável para o ser humano”. A investigação da AIIC identificou a relação entre a exposição ao herbicida e o Linfoma não-Hodgkin. Este tipo de cancro de sangue é dos mais cancros que mais se regista em Portugal, com cerca de 1.700 novos casos por ano.
O glifosato é o herbicida mais utilizado no país e também no planeta. Este composto tem uma utilização sistémica não seletiva e é de venda livre e de fácil acesso. Em Portugal, em 2012 foram aplicadas 1.400 toneladas deste tipo de pesticida.
No país, o seu uso é generalizado na agricultura e também nos serviços de autarquias. Muitos municípios utilizam glifosato nos espaços urbano. Nestes casos, o pesticida mais utlizado tem o nome comercial SPASOR, fabricado pela Monsanto.
A Quercus e a Plataforma Transgénicos Fora lançaram um apelo público para que as autarquias portuguesas deixem de usar glifosato nos espaços urbanos, alertando para o risco ambiental e para a saúde pública desta prática generalizada no país.
O Bloco de Esquerda apresentou já propostas no sentido de proibir o uso do glifosato e implementar métodos alternativos. Consideramos imperioso a promoção de espaços públicos sem glifosato e livres de pesticidas com o recurso a meios mecânicos, térmicos, manuais ou outros. É essencial proteger a saúde pública e o ecossistema. Assim é necessário conhecer a dimensão do problema.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, os eleitos do Bloco de Esquerda vêm por este meio dirigir à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, as seguintes perguntas:
1.      Os serviços municipais utilizam glifosato? Os serviços contratados pela autarquia utilizam, nesse âmbito, glifosato? Qual a quantidade anual utilizada de pesticidas com glifosato?
2.      Caso se registe a utilização de glifosato, a autarquia tem algum plano para abandonar esse uso e implementar outros métodos?

Os vereadores eleitos do Bloco de Esquerda


Salvaterra de Magos, 17 de Fevereiro de 2016

Sem comentários: