segunda-feira, 24 de outubro de 2016










Nota de Imprensa

Barragem de Magos preocupa Bloco de Esquerda

A barragem de magos foi vitima de uma alteração considerável das suas águas. A mancha poluente de cor verde e de abundante espuma atingiu uma dimensão considerável e nunca vista na barragem de magos. Este impacto ocorreu no dia 21 de outubro (passada sexta feira) manifestando preocupação e rápida intervenção das entidades competentes.

Segundo informação vinda a publico, os bombeiros voluntários de Salvaterra de Magos retiraram amostras para análise de forma a descobrir a origem poluidora. O SEPNA da GNR visitou o local e registou a ocorrência.

Segundo nota publicada pelo município de Salvaterra de Magos, a "análise primária realizada no local com os meios disponíveis e em que não se detetaram danos na flora nem na fauna, foi acionada a intervenção do GIPS-HAZMAT-GNR, (Grupo de Intervenção Proteção e Socorro de Matérias Perigosas da GNR) e da UCA (Unidade de Controlo Ambiental) do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, unidades móveis, munidas de equipamentos específicos que procederam à recolha de amostras e análise “in loco” da água e sedimentos. Os resultados indicaram valores de ph normais e das análises efetuadas nos equipamentos HAZMAT ID (equipamentos de identificação de químicos e biológicos líquidos e sólidos) não se identificou qualquer matéria perigosa".

Perante os resultados obtidos, os técnicos concluíram que se tratava de um processo de desenvolvimento de algas, não se tendo encontrado alguma substância que ponha em risco a população, o ambiente e o regadio.

O bloco de esquerda congratula-se com o facto das consequências das alterações da água da barragem de magos não serem prejudiciais ao equilíbrio ambiental nem ponha em risco a população, mas manifesta preocupação com a paralisia da maioria no acompanhamento, melhoramento e investimento num dos "cartões de visita" do concelho.

A barragem de magos necessita de cuidar da sua água, pois são visíveis diversos tipos de poluição (não detectáveis nas análises realizadas), assim como a degradação da sua envolvente, o abandono das infraestruturas, a não concessão dos seus espaços e a requalificação prometida que não passa do papel.

A barragem de magos merece um cuidado permanente, é uma das "pérolas" do concelho, onde o lazer, desporto e bem estar convivem harmonicamente com as condições ambientais proporcionadas pela barragem de magos. 
  
Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Salvaterra de Magos

Salvaterra de Magos, 24 de Outubro de 2016


Sem comentários: