quinta-feira, 1 de dezembro de 2016



Falcoaria portuguesa classificada como Património Imaterial da UNESCO

A falcoaria portuguesa passou, a partir de hoje, a integrar a lista representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO. Juntando-se assim, aos 13 países onde esta arte já é reconhecida como Património da Humanidade.
A falcoaria em Portugal tem tradição sobretudo na região do Ribatejo, destacando-se o concelho de Salvaterra de Magos, onde a família real portuguesa caçava frequentemente e onde o rei D. José I mandou construir a Falcoaria Real, situado na periferia de Salvaterra de Magos. O edifício entrou em decadência poucas décadas depois da família real portuguesa deslocalizar a corte para o Brasil, devido às invasões francesas.
Em 1953 foi classificado como Imóvel de Interesse Público e já no final do século passado, quando se encontrava completamente degradado, este conjunto foi adquirido pela Câmara de Salvaterra. Votado ao abandono durante décadas, foi no inicio do século XXI que se concretizou a sua recuperação e transformação em espaço cultural. As obras foram inauguradas em 19 de Setembro 2009, passando a antiga “Falcoaria Real” a receber exposições, encontros e oficinas relacionadas com esta temática, possuindo um significativo espólio de aves vivas. Investimento liderado pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, presidida por Ana Cristina Ribeiro, eleita pelo Bloco de Esquerda, sempre presente no reconhecimento desta arte milenar.
Esta candidatura vem no seguimento de uma estratégia de gestão do Bloco de Esquerda e a sua candidatura concebida por uma estudante de mestrado, Patrícia Leite e apresentada em 2015, à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Falcoaria.
A todas e todos os que tornaram possível esta classificação de património imaterial da UNESCO da falcoaria Portuguesa, os nossos parabéns. Hoje o concelho de Salvaterra de Magos está de parabéns.

Coordenadora Concelhia de Salvaterra de Magos do Bloco de Esquerda


Salvaterra de Magos, 01 de dezembro de 2016

Sem comentários: