segunda-feira, 26 de dezembro de 2016










Reunião de Câmara de 21 de Dezembro de 2016

Tinha como propósito nesta ultima reunião de câmara de 2016, em dia de reunião de assembleia municipal e na quadra festiva que atravessamos fazer unicamente uma intervenção de desejos e votos de boas festas e feliz ano novo de 2017. Vou somente abrir duas excepções considerando a actualidade das mesmas, assim como os assuntos trazidos pelo Sr. Presidente, educação e ensino, no ponto antes da ordem do dia.

CELTEJO vai ser premiada pelo GOVERNO pelas descargas poluentes no Rio Tejo
Temos traduzido regularmente a reunião de câmara questões ambientais, em particular referentes ao rio Tejo. Preocupação sobre o mau exemplo da Celtejo dada pelo governo, é falta de moralidade.
A Altri registou, em 2015, um resultado líquido de 117,7 milhões de euros, valor que compara com os 37,4 milhões obtidos no exercício anterior, representando uma progressão de cerca de 214,7%. Segundo noticias vindas a publico e confirmadas ontem pelo Governo numa interpelação feita pelo deputado do Bloco de Esquerda Carlos Matias ao Ministro do Ambiente, vai apoiar, com isenções fiscais, a Celtejo (VV de Rodão) e a Celulose Beira Industrial (Figueira da Foz), que são duas das três fabricas (a outra é a Caima-Constância) de transformação de madeira em pasta de papel do Grupo Altri.
A Celtejo tem um longo historial de danos ambientais provocados no rio Tejo com consequências drásticas para as comunidades ribeirinhas com incidência nas piscatórias. As espécies piscícolas quase que desapareceram do rio.
Os Concelhos de VV de Rodão, Nisa, Gavião, Mação, Abrantes são especialmente afectados, com consequências em todo o curso do rio. Até hoje o Ministério da Saúde ainda não apresentou qualquer estudo que indicie quais os efeitos nas espécies piscícolas enfim, na biodiversidade, e na saúde humana da conduta desastrosa da Celtejo o que é muito grave para quem tem a responsabilidade de zelar pela saúde da comunidade.
Como prémio desta conduta atentatória dos direitos básicos dos cidadãos/ãs, a Celtejo vai ser premiada pelo Governo. É triste para quem ao longo dos tempos tem denunciado as sucessivas descargas da Celtejo substituindo-se às entidades oficiais e é de questionar a sensibilidade ambiental de todos os envolvidos nesta decisão infeliz. Será que haverá também ajudas para todos aqueles que foram directa e indirectamente afectados por este desastre ambiental?
Deputados votam quinta-feira a reversão da agregação das freguesias
Mantém-se a incógnita sobre o sentido de voto dos dois maiores partidos aos projectos de lei que permitem às freguesias reverter, ainda a tempo das próximas autárquicas, a agregação forçada pela "Lei Relvas".

O grupo de trabalho constituído para tentar juntar os dois projectos de lei, de autoria do Bloco de Esquerda e do PCP, que abrem caminho à reversão da reforma que levou à extinção e agregação de centenas de freguesias, não teve sucesso na iniciativa. A proposta do Bloco prevê a consulta popular por referendo às populações sobre o futuro da sua freguesia, um mecanismo que o PCP não aceitou integrar numa proposta comum.

Assim, as duas propostas irão a votos no plenário parlamentar na próxima quinta-feira, com o objectivo de permitir que o processo de reversão das freguesias insatisfeitas com o novo estatuto possa acontecer antes do início do processo das eleições autárquicas do próximo ano. Ambas prevêem mecanismos de consulta e pareceres com a celeridade necessária para não atrapalhar o calendário eleitoral, que tem sido o principal argumento invocado pelo governo para procurar atrasar todo o processo para depois das autárquicas.

Na audição pública que este mês juntou centenas de autarcas na Assembleia da República, note-se de forma clarificadora a ausência de representantes da câmara e das Freguesias do nosso concelho, a grande maioria dos intervenientes, independentemente do partido que os elegeu, pronunciaram-se a favor da resolução do problema a tempo  das eleições autárquicas de outubro de 2017. Embora haja uniões de freguesia que estão disponíveis para continuarem agregadas, existem muitas outras que querem recuperar a sua identidade e configuração anterior, porque é essa a vontade dos autarcas e das populações.
Até agora, o governo não parece disposto a ouvir estas vozes que pedem urgência na reversão da “reforma Relvas”. A  comissão criada para determinar os critérios de avaliação do processo de agregação desencadeado pelo governo do PSD e CDS tem vindo a adiar sucessivamente a apresentação de conclusões, atrasando assim a proposta legislativa por parte do governo.
Para o Bloco de Esquerda, se o PS entender não aprovar as propostas na próxima quinta-feira, adiando a questão para depois das autárquicas, o período pós-autárquicas será de perturbação forte em muitas freguesias.
Nesse cenário, com a criação de novas freguesias em 2018 serão nomeadas Comissões Administrativas. Prevendo-se que a falta de condições democráticas para se manterem até 2021, irá levar a centenas de eleições intercalares para as novas assembleias de freguesia, duplicando em pouco tempo processos eleitorais, uma situação que seria evitável se governo e PS não insistissem em adiar o assunto.
A reorganização das freguesias deve ser feita com ponderação, tem de ser feita de acordo com a realidade concreta, que é uma realidade muito diversa, e também de acordo com a vontade das populações. Estamos a tempo de resolver esta situação e isso depende, única e exclusivamente, da vontade da Assembleia da República.

Votos de Boas Festas e Feliz Ano Novo
Nesta última reunião de câmara do ano de 2016 desejo Votos de Boas Festas e Feliz Ano Novo a todas e todos os munícipes do nosso concelho, assim como a todas e todos os trabalhadores do município, ao Sr. Presidente, Sra. Vereadora e Srs. Vereadores. Este desejo é acompanhado com a esperança de um ano de 2017 na continuação da recuperação de direitos, rendimentos, qualidade de vida e justiça social.

Vereador Luís Gomes

 



Sem comentários: