sexta-feira, 9 de dezembro de 2016










Saudação

Falcoaria portuguesa classificada como Património Imaterial da UNESCO

A Falcoaria portuguesa conjuntamente com os países Paquistão, Itália, Alemanha e Cazaquistão passou a partir de 01 de dezembro de 2016 a integrar a lista representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO, juntando-se assim, aos 13 países onde esta arte já é reconhecida como Património da Humanidade.
A falcoaria em Portugal tem tradição sobretudo na região do Ribatejo, destacando-se o concelho de Salvaterra de Magos, onde a família real portuguesa caçava frequentemente e onde o rei D. José I mandou construir a Falcoaria Real, situado na periferia de Salvaterra de Magos. O edifício entrou em decadência poucas décadas depois da família real portuguesa deslocalizar a corte para o Brasil, devido às invasões francesas.
Em 1953 foi classificado como Imóvel de Interesse Público e já no final do século passado, quando se encontrava completamente degradado, este conjunto foi adquirido pela Câmara de Salvaterra. Votado ao abandono durante décadas, foi no inicio do século XXI que se concretizou a sua recuperação e transformação em espaço cultural. As obras foram inauguradas em 19 de Setembro 2009, passando a antiga “Falcoaria Real” a receber exposições, encontros e oficinas relacionadas com esta temática, possuindo um significativo espólio de aves vivas.

Assim, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, reunida em Sessão Ordinária a 07 de Dezembro de 2016, decidiu:

1.    Saudar todas e todos os autarcas que tornaram possível esta classificação de património imaterial da UNESCO da Falcoaria Portuguesa.

2.    Saudar Ana Cristina Ribeiro, ex-presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, pelo trabalho na recuperação da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, passando a receber exposições, encontros e oficinas relacionadas com esta temática e com um significativo espólio de aves vivas.

3.    Saudar as Instituições: Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Universidade de Évora e Associação Portuguesa de Falcoaria pelos seus contributos e empenho nesta candidatura.

4.    Saudar o Professor Themudo Barata e a estudante Patrícia Leite, pela concessão desta candidatura à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no âmbito da sua dissertação de mestrado.

5.    Saudar a população do concelho de Salvaterra de Magos pelo apoio incondicional dado, desde a sua inauguração em 19 de setembro de 2009, ao projecto da Falcoaria Real.

Vereadores eleitos do Bloco de Esquerda


Salvaterra de Magos, 07 de dezembro de 2016

Saudação aprovada por unanimidade à excepção do ponto 2 que foi recusado com os votos contra do PS e PSD/CDS e abstenção da CDU e a favor do BE  

Sem comentários: