sexta-feira, 24 de março de 2017















Reunião Câmara 22-3-2017

Dia Mundial do Artesão (19/3)
Uma saudação especial para os artesãos do nosso concelho que nas mais variadas artes nos representam nos certames em que participam, como é o caso actualmente do mês da enguia.
Não deixa de ser uma habilidade natural colocada nos seus produtos, na sua maioria um processo manual, cujo final de sucesso é muitas vezes o resultado de uma atenta pesquisa.

Dia da Agricultura (17/3)
A arte de cultivar a terra é uma das actividades mais antigas da humanidade, em que o homem aprendeu a retirar da terra grande parte da sua subsistência, que é também um garante da economia de qualquer país.
É tão importante esta data que a 20 Março se celebra o Dia Mundial da Agricultura.
Outrora tão mal tratada, a agricultura tem actualmente vindo a cativar novos e potenciais aderentes numa actividade tecnologicamente mais evoluída, e com enorme potencial económico, social, ambiental e cultural, sendo uma estratégia de desenvolvimento sustentado das populações em que todos os dias surgem novas oportunidades e desafios que certamente são aproveitados pelos nossos agricultores.
Não sendo alheio a esta mudança, os apoios concedidos, o governo assim deve continuar a conceder de modo a que não sejamos um país dependente do exterior.
O nosso concelho é um concelho potencialmente agrícola, temos grandes agricultores, uma agricultura em grande escala e agricultura familiar a quem deixamos o nosso reconhecimento.

Dia Mundial da Árvore (21/3)
Este dia foi criado de modo a realçar a importância de preservação das árvores, a nível do equilíbrio ambiental e ecológico e visando também a própria qualidade de vida dos cidadãos.
A floresta é importante na manutenção e renovação dos ecossistemas, sendo também importante em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.
Somos um concelho com uma grande mancha florestal, fonte de receitas para uma grande parte da população, que convém preservar, mas é legítimo que a mesma seja ordenada e sustentável de modo a todos satisfazer.
É importante o envolvimento de todos, lutando para que não aconteçam atentados como o que nos confrontou o ano passado, em que foi dizimada grande parte da vegetação que rodeia o nosso concelho.
Alunos, professores, agentes, comunidades locais, poder local, todos estarão envolvidos na defesa da floresta, para continuarmos a usufruir dos bens, serviços e confortos que os espaços florestais nos proporcionam.Esperava-se que a Reforma Florestal à muito anunciada estivesse a ser aplicada em 2018, mas como algumas medidas não são consensuais, admite-se alargamento dos prazos.
Pretende-se essencialmente cadastrar todas as propriedades, dando 2 anos para os proprietários as registarem, as câmaras vão passar a emitir um parecer vinculativo obrigatório para todas as plantações no seu território e os Planos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) em revisão, vão ter de ser incorporados nos Planos Directores Municipais.

Dia Mundial da Água (22/3)
Este tema não poderá dissociar-se do anterior, até porque é urgente a preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.
A gestão da água tem impacto em todos os sectores, saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, industria, e sustentabilidade ambiental.
Só quando sentimos a falta de água, que normalmente é acompanhada de períodos de seca, é que damos o devido valor a este bem tão precioso.
Basta que nos lembremos que em determinados períodos as captações de água se esgotam, a falta da mesma acaba por encarecer os produtos agrícolas, e nem pensamos que somos nós que contribuímos para estas situações. Os recursos hídricos não são inesgotáveis, sendo dever de cada um de nós conservar a água que é um grande património mundial responsável pelo equilíbrio do planeta.
Preocupa-nos a poluição em linhas de água, principalmente no Tejo como alertamos constantemente.
Em nota divulgada hoje, a Agência Portuguesa do Ambiente, mostra a sua preocupação pela falta de água que actualmente se faz sentir, principalmente nas barragens.

Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial (21/3)
Pretende-se alertar consciências para a igualdade e combate à discriminação racial. Este ano a ONU pretende reafirmar e renovar o seu objectivo de ajudar a construir um mundo mais justo e igualitário.
O racismo continua nos dias de hoje, estando patente nos confrontos que martirizam a humanidade, normalmente os mais fracos. Hoje, um novo tipo de racismo nos assusta. Há pessoas que através de sites aproveitam esta facilidade para promoverem e disseminarem o ódio racial e intolerância, valendo-se da internet como ferramenta perfeita para alcançar o maior número de pessoas a fim de divulgar os seus pensamentos preconceituosos.
É um dever nosso lutar contra todo o tipo de preconceitos.
Vem a reunião no ponto 15 da Ordem do Dia assinatura de protocolo entre a Câmara Municipal e o Conselho Português para os Refugiados, precisamente para atender a um dos muitos casos com que a actual sociedade se debate, mais propriamente o acolhimento de refugiados.

Associações
Felicitações a todas as associações e colectividades que têm levado a efeito as suas actividades
Desporto
Na 34ª Edição das 3 Léguas do Nabão que decorreu na cidade de Tomar no passado
dia 5 de Março, o atleta Valdo Neves de Marinhais, terminou a prova em 4º lugar da
geral, subindo ao pódio classificado no 2º lugar no seu escalão.
Márcio Neves participou também no Duatlo do Cadaval.
Participaram ainda na prova de Triatlo de Vila Real de Sto António.
E ainda na prova Correr Solidário Pelos Trilhos da Barragem, prova solidária organizada pelo CBES de Foros de Salvaterra, classificando-se em 1º e 2º lugares.
Parabéns aos atletas pelo trabalho desenvolvido.

Grupo Desportivo de Marinhais
Parabéns ao GDM de Marinhais, pois após ter ganho por 2-0 o jogo que disputou com Benfica do Ribatejo, passou a 2ª fase para apuramento de campeão que dá direito às 3 primeiras equipas a subir à 1ª divisão distrital. Somos a única equipa do concelho a ir a esta fase. Ganhou no passado domingo à Atalaia, continuando no bom caminho.

Música
Congratulamo-nos pela participação da banda musical os Pilinha, banda de Salvaterra pela sua participação no programa da RTP GotTalent. Foi um bom momento musical e passaram à 2ª fase do concurso. Desejamos boa sorte para a próxima fase.

25 de Março, Dia do Planeta
Várias cidades a nível mundial, concelhos do nosso país vão aderir a este evento há semelhança de anos anteriores.
Saber se é intenção do sr presidente aderir mais uma vez a um evento, que embora simbolicamente, serve para alertar para os problemas ambientais com que nos debatemos. 


Congratulamo-nos pelo facto de estar rectificada a situação de má sinalização rodoviária na EN 367 em Marinhais.

Alertamos mais uma vez para o mau estado das passagens assinaladas para a travessia de peões nas estradas do concelho, que em alguns locais são quase inexistentes.


 Vereador Manuel Neves

Sem comentários: