segunda-feira, 6 de março de 2017











Reunião de Câmara de 01 de Março de 2017

Apresentação da moção "Salvaterra de Magos - Município Livre do Tratado TTIP"

MANIFESTO POR UM FUTURO SOLIDÁRIO
Bloco de Esquerda informa e apela a todas as associações e coletividades do concelho para que subscrevam o Manifesto Por um Futuro Solidário, bem como os seus objetivos políticos.
 FASE – Fórum Ambiental, Social e Económico
1. No mundo atual, onde vivem 7,5 mil milhões de seres humanos, aos persistentes problemas da pobreza, das desigualdades económicas, sociais e culturais e aos conflitos que ameaçam a paz e a segurança internacionais, juntam-se enormes riscos ambientais que ameaçam esta casa comum que é o nosso planeta.                                  
Apesar das enormes potencialidades dos avanços científicos e tecnológicos, as políticas neoliberais generalizaram o desemprego e a precariedade laboral, promoveram a exploração incontrolada dos recursos naturais e uma crescente concentração de riqueza, condenando centenas de milhões à pobreza e à fome, à doença e à morte prematura, multiplicando os desastres ecológicos e as guerras.  Um por cento da humanidade tem hoje mais riqueza que os restantes 99 por cento e oito multimilionários acumulam mais riqueza que a metade mais pobre da população mundial. 
 As crises económica, social e ambiental que estamos a sofrer são apenas diferentes manifestações de uma mesma crise que destrói seres humanos e a terra onde todos vivemos.
 2. Portugal não é exceção neste mundo de desigualdades. No nosso país, aos efeitos da crise do capitalismo global somam-se problemas e fragilidades estruturais e os constrangimentos resultantes da enorme dívida pública e externa, da União Económica e Monetária e das políticas austeritárias de uma União Europeia em crise, que impedem um desenvolvimento pleno do nosso país. Apesar da solução política que suporta a atual governação ter feito um corte positivo com a austeridade destrutiva, enfrentar estes constrangimentos e abrir perspetivas consistentes de melhoria para o presente e para o futuro, constitui um desafio que exige, além do concurso dos partidos e das instituições políticas, a mobilização informada e esclarecida da cidadania e do conjunto das organizações sociais. As dinâmicas contraditórias da globalização, as encruzilhadas e os problemas do país à escala nacional, regional e local levam-nos a colocar no centro do debate a crítica do capitalismo contemporâneo e do atual modelo económico, a procura de soluções alternativas para uma sociedade sustentável mais justa e mais democrática e a ação coletiva das cidadãs e cidadãos que querem juntar forças, ideias e vontades e se inspiram na carta de princípios e no lema do Fórum Social Mundial -“Um outro mundo é possível”. 
 3. Defendemos que a economia deve subordinar-se à construção de uma sociedade mais justa, menos desigual e mais sustentável, na qual a depredação dos recursos naturais e o consumo de combustíveis fósseis sejam progressivamente substituídos pela utilização generalizada e eficiente das energias renováveis, pela reutilização e reciclagem e pela defesa e gestão coletiva dos bens comuns. 
Questionamos o atual modelo de crescimento e queremos debater caminhos alternativos que assegurem a melhoria das condições materiais de existência, recusando o consumo desenfreado e o desperdício, e que garantam uma mais justa distribuição da riqueza e a valorização do trabalho com direitos. 
Queremos dinamizar e aprofundar debates sobre o nosso tempo e o nosso futuro. Estamos convictos de que fazemos mais e melhor trabalhando de forma coletiva e organizada, assumindo as utopias enquanto alavancas para a construção de uma alternativa de sociedade sustentável e democrática, fortalecendo os mecanismos da democracia representativa e de outras formas de participação cidadã, associativa, comunitária e de democracia direta.

Propomo-nos contribuir para estes objetivos através da constituição de um movimento de cidadãs e cidadãos, de associações, movimentos sociais e organizações não-governamentais, mas não governamentalizadas, que se reconheçam nesta declaração comum e que manifestem a vontade de debater e trabalhar em comum na luta contra as desigualdades e a pobreza e para mudar a direção do nosso caminho coletivo no sentido de políticas de desenvolvimento sustentáveis que evitem a catástrofe social e ambiental. Esse movimento é o Fórum Ambiental, Social e Económico (FASE).     
4. Os signatários entendem o FASE como um processo, um movimento e uma rede alargada de debate, partilha de experiências, cooperação e construção de propostas e de ação coletiva, aberto à participação e adesão quer individual quer de organizações sociais. Para isso, o FASE irá promover fóruns temáticos, regionais e locais, em articulação com outras redes e iniciativas cidadãs.  
O FASE espera contar com os contributos e experiências do movimento sindical e de outros movimentos sociais (ecologista, feminista, LGBT, de migrantes, etc.), de iniciativas e organizações nos domínios do desenvolvimento local, da economia social e solidária, dos modelos de governação e cogestão pública, do comércio justo, da gestão dos bens comuns e de outras experiências alternativas.  
Como primeira grande iniciativa, os signatários decidem convocar uma Assembleia Magna do Fórum Ambiental, Social e Económico, a ter lugar nos próximos dias 27 e 28 de maio, em Lisboa, aberto a todas as cidadãs e cidadãos e organizações sociais interessados. Constituindo-se como um espaço participativo de reflexão sobre os novos desafios e objetivos convergentes das causas sociais e ambientais, pretende-se que contribua para uma agenda política progressista e para um projeto de futuro que envolva e mobilize a cidadania e confronte positivamente os poderes estabelecidos. O processo de preparação desta Assembleia Magna envolverá a realização de fóruns e encontros locais que favoreçam uma ampla participação.
Assunto: Despejos de lamas na Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos

Destinatário:Ministério do Ambiente

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Populações da União de Freguesias da Glória do Ribatejo e Granho, no concelho de Salvaterra de Magos, têmvindo a registar, com muitapreocupação, frequentesdespejos de camiões de lamas, aparentemente com origem industrial, emterrenos da freguesia, na zona da Medronheira (junto à Agolada).
Hásuspeitas de tratar-se de resíduosnãotratados e, portanto, muitocompreensivelmente, teme-se que, ao seremlançadosdiretamente para osterrenos, estaremcurso um atentadoambiental.
A ocorrênciadestesincidentesjáfoicomunicadapelo Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, pelo que tambémé do conhecimento das autarquias do concelho.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério do Ambiente, as seguintesperguntas:
  1. Tem o Governoconhecimento e autorizou o lançamento de lamas com origem industrial, emterrenos da união de freguesias da Glória do Ribatejo e Granho, no concelho de Salvaterra de Magos?
  2. Que característicastêm as referidas lamas?
  3. O seulançamentoemterrenosagrícolas é compatível com a preservaçãoambiental?
  4. Caso se confirmeestaremcursoumaoperaçãoilegal, que intervençãojáocorreu, ouvaiocorrer, para impedir a continuidadedesteataqueambiental?

Palácio de São Bento,27 de fevereiro de 2017
Os deputados
Carlos Matias
Pedro Soares

Poluição no Rio Tejo
2ª MANIFESTAÇÃO CONTRA A POLUIÇÃO DO RIO TEJO E SEUS AFLUENTES
Sr. Presidente na reunião de câmara última apelámos à adesão do município de Salvaterra de Magos a esta iniciativa, assim como uma posição mais activa na defesa do nosso Rio Tejo, tão importante para a actividade económica, cultural, lazer e de sustentabilidade ambiental do nosso concelho, aproveitando para informar que o Tejo, no nosso concelho, foi esta semana particularmente afectado com focos poluidores acima da média.
proTEJO é um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do Tejo em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas atuações de organização e mobilização social.
Em virtude dos elevados níveis de poluição extrema que se têm verificado no rio Tejo apelam aos cidadãos e às populações ribeirinhas da bacia do Tejo a unirem-se e a participarem na 2ª MANIFESTAÇÃO CONTRA A POLUIÇÃO DO RIO TEJO E SEUS AFLUENTES, que se irá realizar dia 4 de Março de 2017 pelas 15 horas, no Caís Fluvial de Vila Velha de Ródão.
O nosso concelho vai aderir à 2ª MANIFESTAÇÃO CONTRA A POLUIÇÃO DO RIO TEJO E SEUS AFLUENTES, que se irá realizar dia 4 de Março de 2017 pelas 15 horas, no Caís Fluvial de Vila Velha de Ródão?

Assembleia Municipal
Politica virtual socialista na assembleia municipal
Assistimos na assembleia municipal da passada semana a uma intervenção da bancada socialista que só se compreende num contexto profundo de divisão interna e de uma inacreditável desfaçatez. Mas a realidade desmente profundamente esta intenção de denegrir a oposição, porque contrariamente ao Partido Socialista que na oposição votou, por exemplo, contra os investimentos do pavilhão desportivo de Salvaterra de Magos, Centro Escolar de Salvaterra de Magos ou o complexo desportivo municipal em Marinhais, o Bloco de Esquerda viabilizou todos os projectos de investimento neste mandato, mas sempre assumindo as diferenças e propondo alterações, alertas de ilegalidades e projectos alternativos. assim fizemos oposição construtiva valorizando sempre o desenvolvimento do nosso concelho.
Pedido de desculpa ao deputado do Bloco de Esquerda João Pereira Lopes
Na referida assembleia municipal assistimos a um ataque feroz e ameaçador do Presidente de Câmara ao deputado do Bloco de Esquerda, João Pereira Lopes, a pretexto de o próprio ter referido o relatório de actividades do município com referência ao facto do pavilhão da Glória do Ribatejo ser propriedade da INATEL.
Sr. Presidente acusar o deputado municipal como ignorante e analfabeto, tentando humilhá-lo publicamente, com um tom ameaçador, é lamentável vindo do representante máximo da autarquia do concelho.  
Sr. Presidente ao fazer este ataque ofendeu a maioria da nossa população, pois reflexo da vida muito difícil na nossa região foram obrigados a trabalhar de sol a sol para proporcionar melhores condições às suas famílias e com isso também contribuir para o desenvolvimento do nosso concelho. Este luta diária que traçaram o percurso das suas vidas proporcionaram aos seus filhos melhores condições de vida e níveis de escolaridade mais altos.
A postura do Sr. Presidente foi um ataque profundo e desrespeito por todas estas famílias e a história de vida e de luta das suas vidas.
Neste sentido apelamos a um pedido de desculpa ao deputado municipal João Pereira Lopes, mais ainda quando o mesmo com a sua quarta classe, conforme o acusou, tem toda a razão ao referir o erro, pois o relatório refere-se objectivamente ao pavilhão da Glória do Ribatejo como sendo propriedade da INATEl, mas não é, foi obra do mandato do Bloco de Esquerda.
Derrube de muro e parte habitação
Sr. Presidente na passada semana um veiculo do município, tractor, derrubou parte de um muro e da habitação de uma munícipe na estrada do maçapez, em Salvaterra de Magos. Acidentes são normais acontecer mas o estranho é saber que as chefias do município não tiveram qualquer iniciativa de contactar os proprietários que foram afectados de forma a assumir a responsabilidade e informar das diligências para reparara os prejuízos causados pelo município.
Foi necessário a proprietária se dirigir aos serviços do município e notificá-lo para reparar os estragos, acrescendo o facto da própria estar no estrangeiro e ter que recorrer a testemunhas para esse efeito.
Sr. Presidente, pode-nos explicar o porquê do município não ter sido activo no assumir da responsabilidade pois temos esta instituição "como uma pessoa de bem".
Protocolo com IPSS de Foros de Salvaterra
Sr. Presidente fomos informados em reunião de câmara da existência de técnicos do município a realizar aulas de ginástica junto da população sénior e crianças, numa IPSS em Foros de Salvaterra. Gostaríamos de saber se esta colaboração foi celebrada através de protocolo e se é extensível às IPSS`s  do restante território do concelho?
Eco Centro de Marinhais
Gostaríamos de agradecer às respostas dadas por escrito ao pedido do Bloco de Esquerda sobre o Eco Centro de Marinhais, certamente vamos ler com a atenção merecida.
Trabalho Suplementar no Município
Ao abrigo do disposto no artigo 4.º, n.º 1 do Estatuto do Direito de Oposição, aprovado pela Lei n.º 24/98, de 26 de Maio, solicitámos resposta a diversas perguntas endereçadas pelos vereadores do Bloco de Esquerda no que se refere ao trabalho suplementar no município, gostaríamos de saber qual o ponto de situação referente ao pedido de informação dos vereadores do Bloco de Esquerda.
Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo
Sr. Presidente ficou suficientemente provado pelo Bloco de Esquerda que o regulamento municipal de apoio ao associativismo não é cumprido. Gostaríamos de saber se vai propor alterações ao respectivo regulamento ou se vai passar a cumpri-lo?
Vínculos laborais precários no Município de Salvaterra de Magos
Sr. Presidente lemos com atenção as respostas às diversas perguntas endereçadas pelo Bloco de Esquerda através de requerimento próprio. Registamos que a leitura deste documento elaborado pelos serviços do município é à luz de uma nova realidade. Pois o actual governo desbloqueou a lei aprovada pelo anterior governo PSD/CDS que proibia a contratação de funcionários mesmo em caso de reforma ou saída dos quadros do município.
Mesmo assim, temos 37 funcionários no âmbito dos projectos contrato emprego inserção e contrato emprego inserção + a exercer funções  na limpeza e higiene dos espaços públicos e apoio nas escolas.
Sr. Presidente estas funções apresentam características claras de empregos permanentes e de grande responsabilidade, como é cuidar das nossas crianças. A pergunta que se coloca é, o porquê destes postos de trabalho permanentes não serem abertos concursos para vínculos definitivos ao município?
Mês da Enguia
Começo por desejar os maiores êxitos e sucessos ao Mês da Enguia de 2017, no entanto pergunto qual é o motivo dos atrasos na divulgação do evento, assim como, o porquê da infra-estrutura que se coloca na rotunda de entrada no concelho ainda se encontrar significativamente atrasada considerando que se inicia hoje o mês.


Vereador Luís Gomes

Sem comentários: